UVV terá primeira graduação de produção de cervejas do Espírito Santo
Empresários capixabas de diversos setores econômicos participaram de uma rodada de negócios promovida pela empresa de tecnologia Globalsys, realizada nas instalações do novo centro de distribuição da Extrafruti, em Viana. A iniciativa ocorreu na última sexta (14) e reuniu representantes de empresas de setores como logística, agronegócio, indústria, tecnologia, recursos humanos e recrutamento de pessoas. Os participantes foram recebidos pelo CEO da Extrafruti, Leonardo Lourenço, no centro de distribuição com 17,9 mil metros quadrados. Esta foi a segunda edição do “On the Road”, seguindo do primeiro realizado na sede da cooperativa de café conilon, Cooabriel, em São Gabriel da Palha, no mês de outubro.
Durante a visita à Extrafruti, os empresários capixabas tiveram a oportunidade de explorar as operações da maior distribuidora de frutas, legumes e verduras do Espírito Santo.
Além disso, conheceram as tecnologias adotadas na indústria, compreenderam o histórico do setor e participaram de uma palestra sobre inteligência artificial e tecnologia, apresentada por Renzo Conalgo, diretor de Produtos & Digitais da Globalsys.
As rodadas de negócios desempenham um papel crucial no cenário empresarial, em específico no Espírito Santo, um estado que possui uma economia diversificada. Wallace Lovato, CEO da Globalsys, ressalta que esse tipo de ação proporciona um ambiente propício para a troca de conhecimento entre os executivos.
“O objetivo é fomentar networking, abrir o diálogo que inspire à inovação, gerar oportunidades comerciais e trazer diversidade para a economia local, mantendo um olhar atento para as tendências de mercado. Reunimos empresários e empresas, somando um faturamento anual superior a 20 bilhões de reais e mais de 24 mil empregos diretos”, afirmou Lovato.
Com operações em diversos estados brasileiros, incluindo Espírito Santo, São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais e Goiás, a Extrafruti atende a dois dos principais grupos varejistas do estado, Extrabom e Carone, além de outras redes em estados vizinhos. Neste ano, a empresa investiu R$ 63 milhões na construção do centro de distribuição e da indústria em Viana.
“Muitos de nós mantemos relacionamentos sólidos com clientes e fornecedores, o que facilita o diálogo, desenvolve oportunidades e agrega ainda mais aos nossos encontros. Estarmos juntos é fundamental para somarmos forças e alinharmos demandas comuns dentro do grupo. O que mais me chamou a atenção é que visitas como essa, mesmo em segmentos tão distintos entre os participantes, sempre proporcionam aprendizados para direcionar novos investimentos, a criação de produtos e a oportunidade de inovar a partir da experiência dos participantes”, compartilhou Leonardo Lourenço, CEO da Extrafruti.
A primeira rodada de negócios ocorreu na sede da Cooabriel, em outubro. Carlos Augusto Pandolfi, superintendente da cooperativa, ressalta a relevância do projeto em identificar novos processos produtivos que podem servir como solução para outras empresas.
“Ficamos sempre surpreendidos ao nos deparamos com novas tecnologias. Cada processo é único, este ambiente é completamente diferente e não tem relação com a cafeicultura, mas tudo está ligado ao consumidor, à preocupação com a qualidade, a tudo que é produzido. É muito bacana observar processos definidos, investimentos em tecnologia e o compromisso com a qualidade destinada ao consumidor final”, destacou Pandolfi.
Uma outra empresa participante foi a Rhopen, principal consultoria capixaba de recursos humanos, representada pelas sócias Cátia Horsts e Jaciara Pinheiro. Horsts ressaltou que o principal objetivo desses encontros é ter a oportunidade de conhecer de perto novos negócios e operações.
“A principal relevância está no fato de reunir empresários que estão em níveis estratégicos, profundamente envolvidos em seus próprios negócios. Essa união representa uma oportunidade para além da conexão, permitindo uma proximidade com as melhores práticas. Nesse ambiente, é possível trocar experiências, compartilhar preocupações e sair com uma visão mais ampla sobre a importância do nosso estado e a diversidade de cada empreendimento.
Outro empresário participante foi o capixaba Walter Piana, fundador do Grupo Pianna, que atua nas áreas de distribuição de veículos, tratores e implementos agrícolas.
“Esse encontro representa um aprendizado significativo para mim, considerando minha atuação em ramos completamente distintos. Foi uma oportunidade de interagir com pessoas envolvidas em diversas atividades. É enriquecedor poder dialogar com pessoas que buscam soluções, ao mesmo tempo em que possuem uma bagagem valiosa para compartilhar”, explicou Walter.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória