Maio 2024
13
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Maio 2024
13
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

 

Cervejarias artesanais estão presentes em 30 cidades do ES, aponta Anuário da Cerveja

O Espírito Santo ocupou a sétima posição nesse ranking, ficando atrás apenas de estados como São Paulo (1°), Rio Grande do Sul (2°), Minas Gerais (3°), Santa Catarina (4°), Paraná (5°) e Rio de Janeiro (6°). São Paulo lidera com 410 estabelecimentos registrados, seguido de Rio Grande do Sul, com 335, e Minas Gerais, com 235 cervejarias.

Do total de 1.847 cervejarias registradas, a região Sudeste se destaca como a líder, abrigando 856 estabelecimentos, o que representa 46,3% do total nacional. O Espírito Santo se sobressai com uma cervejaria para cada 46.753 habitantes, ficando atrás do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Por outro lado, o Brasil possui uma cervejaria registrada para cada 109.952 habitantes.

Quanto aos produtos, o Brasil conta com 45.648 registros em cervejarias. Em 2023, houve um aumento de 6,6% em relação ao total de produtos registrados em 2022, o que representa 2.817 registros a mais. A média brasileira é de 24,7 registros de produtos por estabelecimento, sendo São Paulo o estado com maior número de cervejas registradas, totalizando 13.654. Enquanto isso, o Espírito Santo tem 1.221 registros.

No que diz respeito às marcas, o Brasil apresenta 60.334 marcas de cerveja registradas no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). São Paulo lidera com 18.745 marcas registradas, enquanto o Espírito Santo alcançou 2.465 marcas. No Espírito Santo, 30 municípios possuem ao menos uma cervejaria, o que representa 38,5% das cidades do estado. Esse dado coloca o Espírito Santo como o terceiro estado com a maior densidade cervejeira, ficando atrás apenas de Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Para Thalles Guimarães, diretor Comercial da Cervejaria Azzurra, os bons resultados alcançados pelo Espírito Santo são atribuídos ao crescente interesse dos capixabas pelas cervejas artesanais. “O Espírito Santo tem se destacado no cenário cervejeiro devido ao crescimento do movimento de cervejarias independentes, impulsionado pelo grande potencial turístico do estado. Os capixabas têm demonstrado um forte apreço pelas cervejas artesanais, o que tem impulsionado o crescimento do setor ano após ano”, explicou Guimarães.

Com um investimento de R$ 1 milhão, a Azzurra inaugurou recentemente uma nova cervejaria em Domingos Martins, nas montanhas do Espírito Santo. Localizada na Rota dos Ipês, uma área com grande potencial turístico, a nova unidade já se tornou um sucesso, com filas de espera aos sábados. “Acreditamos que em breve se tornará um destino procurado por turistas, até mesmo de fora do Espírito Santo, devido à sua localização privilegiada e à beleza natural da região”.

A empresa planeja investir no turismo de experiência em 2024, atraindo visitantes de todo o Brasil.

“Na Rota do Lagarto, esperamos continuar sendo um destino turístico consolidado, oferecendo produtos de experiência que nos tornaram referência no estado. Estamos muito animados em apresentar nossa mais nova experiência , a rota exclusiva Azzurra, que consistirá em três etapas. Primeiramente, os visitantes poderão desfrutar de um almoço harmonizado de três etapas na rota dos ipês. Em seguida, terão a oportunidade de conhecer nossa fábrica e o processo fabril em Venda Nova do Imigrante. Por fim, encerraremos o passeio no mais charmoso e disputado beer garden do ES, a Azzurra da rota do lagarto”, disse Guimarães.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas