Out 2024
21
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Out 2024
21
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Unidade europeia será inaugurada até o final do ano na Holanda

A Fazenda Marapé pertence à mesma família há mais de 80 anos e é o lar de 14 famílias, que contam com uma estrutura, incluindo posto de saúde e transporte escolar. A marca Chiara foi inspirada em Chiara Casagrande, a matriarca da família, e criada por Andrea Vivacqua e sua filha Camila, que se dedicaram ao crescimento e expansão da empresa de cafés especiais.

Além de valorizar o café arábica de Brejetuba, a Chiara busca promover a região com um projeto de turismo de experiência. O objetivo é permitir que visitantes conheçam todo o processo de produção do café, desde a colheita até a xícara, oferecendo uma imersão completa no universo do café especial.

Como parte de sua estratégia de crescimento, a indústria da Chiara na Fazenda Marapé está sendo modernizada e ampliada. Em um ano, a produção saltou de 780 kg para 4.000 kg de café por mês. Essa expansão permitirá à marca atender à crescente demanda, tanto no Brasil quanto no exterior.

“Queremos gerar empregos o ano todo para as famílias da região, que antes dependiam apenas da safra de café”, explica Camila. Atualmente, a Chiara emprega cinco mulheres localmente e pretende aumentar esse número com o crescimento das operações.

A marca já possui um escritório em Vitória, e a nova unidade europeia tem inauguração prevista para o final deste ano. De acordo com Camila Vivacqua, a internacionalização da Chiara será feita de forma diferenciada: em vez de exportar apenas o café verde, a empresa enviará o produto já torrado, garantindo que os consumidores europeus possam apreciar um café especial inteiramente produzido e finalizado no Brasil.

A filial na Holanda será liderada por Belqis Askaryar, e o foco será não apenas a venda direta para supermercados e empresas, mas também a criação de conteúdo para promover o café especial arábica no mercado europeu.

“Nosso objetivo é aumentar o reconhecimento do café especial arábica. Muitos ainda não conhecem o verdadeiro potencial desses grãos. Queremos criar um conteúdo que destaque isso e leve a cultura do café especial a mais pessoas”, afirma Camila.

Além da expansão internacional, a Chiara também tem fortalecido suas vendas no Espírito Santo e em outras regiões do Brasil. A marca já é bem consolidada no estado, mas está buscando ampliar sua atuação nacionalmente.

“Estamos começando a crescer em outros estados, e percebemos uma demanda crescente por cafés especiais, especialmente pelo reconhecimento que o café capixaba vem conquistando fora do estado”, destaca Camila. A empresa também investe em vendas pelo e-commerce e no fornecimento para revendedores e supermercados em todo o país.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas