Nov 2024
14
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Nov 2024
14
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Espírito Santo está perto de bater recorde histórico de exportação de café

O vice-presidente do CCCV, Jorge Nicchio disse que não falta café arábica para exportar, o que acontece é que por causa dos problemas portuários enfrentados no Espírito Santo, o grão muitas vezes é escoado via Rio de Janeiro.

O mesmo problema é responsável pela queda na exportação do café conilon em outubro, em relação a setembro. No último mês, foram exportadas 567.320 sacas do grão, já no mês anterior foram exportadas 625.804.

Outubro também teve destaque positivo na exportação de café solúvel, foram exportadas 48.475 sacas, já em setembro foram 23.050, o número mais que dobrou, cresceu 110%. O reflexo, segundo o vice-presidente do CCCV, se dá com a presença das novas fábricas no estado, Café Cacique e a OFI (antiga Olam).

A última vez que o estado escoou tanto café pra fora do Brasil, foi no ano de 2002. Há 22 anos. Naquela época, foram mandados 8.280.000 sacas do grão mundo afora. Até outubro deste ano, o montante é de 7.091.719.

Os números recentes foram puxados pelo café tipo conilon. Para se ter ideia, até outubro deste ano foram exportados 6.063.198 de conilon. No mesmo período do ano passado, foram 2.745.099, um crescimento de 121%

“O cenário de 2002 era totalmente diferente do cenário de agora”, explicou Jorge. O vice-presidente disse que, há 22 anos, o estado produzia menos café e exportava o grão produzido na Zona da Mata Mineira.

Agora, o Espírito Santo produz muito mais café e infelizmente não dá conta de mandar pra fora toda a produção capixaba.

Recorde na exportação de café brasileiro

Muito se engana que o problema da exportação de café é apenas aqui no estado. Os portos brasileiros estão sobrecarregados, principalmente o de Santos/SP, que é a principal porta de saída do grão produzido no Brasil.

Mas ainda assim, em outubro, o Brasil bateu recorde ao embarcar quase 5 milhões de sacas, um crescimento de 11% em relação a outubro do ano passado e o maior volume até então registrado foi lá em novembro de 2020.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas