As promoções do Dia Livre de Impostos (DLI) nas lojas do Shopping Vitória continuam durante o fim de semana. Até domingo (05), os consumidores vão poder comprar produtos nas lojas participantes sem a cobrança de impostos.
Sem o valor dos impostos nos produtos selecionados pelos estabelecimentos participantes, os descontos podem chegar a 70%. A loja modelo está localizada no 2º piso, próximo à Casa&Video.
A ação nacional do Dia Livre de Imposto, que ocorreu nesta quinta-feira (02) e será estendida no shopping da Capital, busca conscientizar a população sobre a quantidade de impostos pagos pelos brasileiros.
Ao Folha Vitória, o economista Ricardo Paixão explicou que a alta carga tributária é o resultado da junção de todos os impostos nos produtos e serviços. Segundo ele, o Estado tem o dever de recolher os tributos para ofertar como retorno para a população em serviços básicos como de saúde, educação e segurança, por exemplo.
“O grande problema do país é a arrecadação ser maior do que a entrega para a população”, destacou.
Essa já é a 16ª edição da campanha nacional. A ação é uma forma de movimentar o marcado e oferecer as pessoas uma chance de economizar.
Lojistas também são reféns da cobrança
Além da conscientização, a data foi iniciada pelos comerciantes pela motivação de esclarecer à população que os lojistas também são reféns das cobranças. Ricardo conta que, muitas vezes, as pessoas cobram as empresas pelos custos altos.
O Dia Livre de Imposto é uma iniciativa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e da CDL Jovem. No Espírito Santo, a ação é comandada pela CDL Jovem Vitória.
De acordo com a presidente da entidade, Samira Soares, o Dia Livre de Impostos não deve ser percebido apenas como um dia de ofertas, mas como uma ação de conscientização, por meio da adesão de lojistas que arcam com os custos dos impostos no dia da campanha, sem repassá-los ao consumidor.
LEIA TAMBÉM: Saiba como usar o FGTS para comprar ações da Eletrobras e quais os riscos
“Essa ação é muito importante para protestarmos contra a alta carga tributária. Não é uma campanha contra o tributo, mas contra sermos um dos países de maior arrecadação no mundo e um dos que menos dá retorno à população em serviços públicos de qualidade”, disse Samira.
Atualmente, o brasileiro trabalha 149 dias do ano, o equivalente a cinco meses, apenas para pagar impostos.
Segundo o advogado André Cogo, que é membro da CDL Jovem Vitória e coordenador do DLI no Estado, altos impostos sem retorno têm alto impacto na economia, criando um efeito bola de neve.
“Com a alta tributação, os produtos ficam mais caros e, consequentemente, a população compra menos. Isso afeta fortemente o varejo, que é obrigado a repassar os tributos no valor dos produtos, o que reduz as vendas, os investimentos e a geração de empregos. Sem emprego, as pessoas diminuem seus gastos e assim por diante, em um círculo vicioso”, explicou.
LEIA TAMBÉM: PIB do ES cresce mais que média nacional no 1º trimestre de 2022