Após o anúncio de mais uma redução nos preços dos combustíveis feito pela Petrobras na noite da última terça-feira (08), o Sindicato do Comércio Varejista dos Derivados de Petróleo do Estado do Espírito Santo (Sindipostos-ES) emitiu uma nota informando a impossibilidade de fazer previsões sobre o impacto para o consumidor capixaba.
De acordo com o Sindipostos-ES, a redução do preço da gasolina em 3,1% e do diesel em 10,4%, informada pela empresa produtora é apenas uma das variáveis que compõe o preço final dos combustíveis.
“Há de se considerar, por exemplo, a alta do preço do etanol nas usinas, em função da entressafra da cana-de-açúcar, e do biodiesel. Eles compõem, respectivamente, a gasolina e o diesel”, disse a nota. “O impacto ao consumidor depende, ainda, de como esses valores serão repassados das distribuidoras para os postos e desses para o consumidor”.
O sindicato informou, ainda que “o mercado é livre e cada revendedor estabelece o seu preço de venda de acordo com seus custos e estratégias”.