Frankfurt – Analistas elevaram levemente suas projeções de inflação para a zona do euro neste e no próximo ano, segundo pesquisa publicada hoje pelo Banco Central Europeu (BCE).
As projeções, no entanto, sugerem que a inflação continuará fraca e provavelmente reforçará a necessidade de o BCE continuar com o programa de relaxamento quantitativo (QE, na sigla em inglês) que teve início em março e deverá prosseguir até pelo menos setembro de 2016. Pelo QE, o BCE tem como objetivo comprar todo mês 60 bilhões de euros em ativos, principalmente bônus soberanos.
A sondagem do BCE mostra que os analistas agora preveem inflação de 0,2% no bloco este ano, ante a previsão anterior de 0,1%, divulgada em abril. Para 2016, a projeção subiu para 1,3%, de 1,2% anteriormente. Já para 2017, a previsão ficou inalterada, em 1,6%.
A meta de inflação anual do BCE é de taxa ligeiramente inferior a 2,0%.
A perspectiva de inflação da pesquisa é menor do que as dos funcionários do BCE, que em junho previram taxa de 0,3% neste ano, de 1,5% em 2016 e de 1,8% em 2017. Fonte: Dow Jones Newswires.