Brasília – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta sexta-feira, 6, a abertura de consulta pública sobre o edital do leilão A-5 de 2015, para contratação de novos empreendimentos de geração de eletricidade, com início da entrega do suprimento de energia a partir de janeiro de 2020. A consulta pública ficará aberta entre 1 de fevereiro e 6 de março e o leilão está marcado para o dia 30 de abril.
O leilão contará com usinas hidrelétricas, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e ampliações de plantas hídricas existentes. Também entrarão no leilão térmicas a gás natural, carvão mineral e biomassa. O certame não terá a participação de usinas eólicas.
Ao todo, são 91 empreendimentos foram habilitados, totalizando 19.826 megawatts (MW). Quase todo esse montante virá das 57 térmicas habilitadas, que somam 18.700 MW de capacidade. Já os sete projetos de hidrelétricas somam 649 MW e os 27 projetos de PCHs totalizam 477 MW. A Aneel também homologou parcialmente hoje os resultados do leilão A-5 de 2014.