O ministro Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou que as causas do apagão que atingiu ao menos 18 Estados na manhã desta terça-feira (15) sejam apuradas. Ele também determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar o caso.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A interrupção ocorreu devido à abertura da interligação Norte/Sudeste, realizada por volta das 8h30. As causas da falha ainda serão apuradas.
“A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos“, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em nota.
LEIA TAMBÉM: Entenda o que provocou falta de energia no ES e em outros 17 Estados nesta terça-feira
O Ministério de Minas e Energia destacou que equipes estão trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.
Apagão atingiu ES e outros 17 Estados
No Espírito Santo, moradores de Vitória presenciaram duas quedas seguidas, por volta de 8h30, que duraram cerca de 1 minuto. Em Colina de Laranjeiras, na Serra, moradores relataram que a energia demorou cerca de 20 minutos para voltar.
Procurada pela reportagem, a EDP, empresa responsável pela distribuição de energia em 70 municípios do Estado e em cidades de São Paulo, informou que clientes tiveram o fornecimento de energia impactado devido à ocorrência no Sistema Interligado Nacional.