Uma das maiores fabricantes de brinquedos do mundo, o grupo americano Mattel anunciou a devolução de lote de 4,7 milhões de cadeiras de balanço de bebê, da marca Fisher-Price, no mundo todo. Autoridades dos Estados Unidos indicaram que esses produtos provocaram mais de 30 mortes em 10 anos.
A Fisher-Price “anuncia o recall de todas as unidades do modelo ‘Rock’n Play Sleeper’ devido aos casos reportados de mortes de crianças enquanto estavam se balançando (…) sem estarem atadas”, informou a marca em comunicado, acrescentando que estava agindo de acordo com a orientação da Comissão de Segurança de Produtos para o Consumidor dos Estados Unidos.
A comissão emitiu no último dia 5 uma advertência sobre as cadeiras de balanço de bebê, citando a morte de 32 crianças desde 2009, ano do início da comercialização do produto, “após os bebês virarem de cabeça para baixo ou de costas, quando não estavam atados” pelo cinto de segurança da cadeira.
A Fisher-Price informou que a comissão pediu aos consumidores para deixarem de usar a cadeira a partir dos três meses de vida, ou “assim que os bebês começarem a se movimentar sozinhos”.
A Associação Americana de Pediatria também solicitou o recall. Em comunicado publicado em no site da Fisher-Price, há o pedido para que todos os consumidores que tenham comprado o produto no mundo entrem em contato com a empresa para obter reembolso.