Quem viveu os anos 1990 se lembra de nomes como Towner e Topic, veículos utilitários que conquistaram alguns corações brasileiros durante a década. Fosse para o uso da família ou transporte escolar, as vans se tornaram febre no país.
Acontece que o reinado dos veículos durou pouco no Brasil e, em 2023, quem quiser ser dono dos nomes das vans, terá uma chance de arrematá-los no próximo dia 28 e também no dia 14 de agosto.
Os nomes serão por parte do Venda Direta, Leilão da Justiça Federal de Vitória, para remediar um calote de cerca de R$ 2 bilhões, um dos maiores escândalos da história contemporânea brasileira.
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Avaliados em pouco mais de R$ 4,7 milhões, a arrematação poderá ser realizada pela metade do valor, pouco mais de R$ 2,3 milhões.
O escândalo
A minivan Towner e a van Topic chegaram ao Brasil no início dos anos 1990, ainda durante o governo de Fernando Collor. Elas foram importadas por meio da Asia Motors, subsidiária brasileira da coreana Kia.
Durante os dois primeiros anos de funcionamento no Brasil, a Asia Motors funcionou com incentivos fiscais e IPI reduzido, com a promessa de abertura de uma fábrica nacional, que traria a produção de mais de 36 mil veículos.
A fábrica nunca saiu do papel e, a partir de 1996, o governo federal deu início à cobrança de multas à empresa que, naquela época, somavam cerca de R$ 210 milhões.
A dívida nunca foi paga e, atualmente, o montante soma o valor de mais de R$ 2 bilhões.
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