Economia

Após notificação da AGU, TikTok remove vídeo fake de Haddad sobre 'taxar pobres'

Rede social excluiu vídeo manipulado por inteligência artificial que atribuía ao ministro da Fazenda declarações sobre "taxação de pobres"

Haddad chegou a gravar um vídeo em suas redes sociais dizendo que postagem era falsa. Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Haddad chegou a gravar um vídeo em suas redes sociais dizendo que postagem era falsa. Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O TikTok excluiu um vídeo manipulado por inteligência artificial que atribuía ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarações falsas sobre “taxação de pobres”. A remoção foi realizada após a Advocacia-Geral da União (AGU) intimar a rede social a tirar o vídeo do ar em 24 horas.

A notificação foi enviada na noite desta segunda-feira, 20. Após notificação da AGU, TikTok removeu vídeo fake de Haddad sobre ‘taxar pobres’.

O vídeo já havia sido excluído do TikTok na manhã desta terça, segundo a AGU.

Os advogados da União argumentaram que a postagem tem caráter enganoso e fraudulento.

“A análise do material evidencia a falsidade das informações por meio de alterações perceptíveis na movimentação labial e discrepâncias no timbre de voz, típicas de conteúdos forjados com o uso de inteligência artificial generativa”, diz um trecho do documento.

A AGU ressaltou que a publicação já havia sido retirada do ar pelo TikTok e foi repostada pelo mesmo usuário.