Economia

Arquiteta projeta ambiente funcional para a Casa Cor ES 2015

A maior mostra de decoração do Estado será realizada de 30 de setembro a 10 de novembro.

“Um ambiente feito por e para mulheres”. Desta forma a arquiteta Raquel Mello apresenta o seu ambiente de estreia na CASA COR Espírito Santo. O Lavabo Funcional Feminino.  

Pautado na exuberância das cores, na elegância, na funcionalidade e na sustentabilidade, nem de longe, o ambiente lembra os pouco atrativos banheiros públicos, tradicionalmente revestidos com azulejos, pisos e louças brancas.

A brasilidade, tema proposto para esta edição da mostra, foi o ponto de partida da profissional. “Os atributos que caracterizam o nosso povo, como a alegria, a cor, a música, a natureza e a miscigenação, foram a minha linha condutora para criar um ambiente que, além de funcional, fosse descontraído e convidativo”, diz Raquel que é carioca de nascença e capixaba por adoção.

A sustentabilidade marca presença no espaço com a utilização de louças e metais com indicação de uso específico para locais públicos, que prezam pela economia de água, e com os revestimentos cerâmicos, que em seu processo de fabricação, provocam um menor impacto ao meio ambiente.

Também por conta da crise hídrica e elétrica, a arquiteta optou pela ventilação natural.

Entre os destaques do Lavabo estão a parede principal, onde ficam as cubas, caracterizadas por um colorido intenso, um espelho que remete ao Pão de Açúcar e à bancada, um cubo de vidro azul que remete ao mar.

O ambiente possui ainda uma área de estar, com cadeiras de madeira e palhinha, tipicamente brasileiras, e fotos exuberantes de Vitória, cedidas pelo fotógrafo Yuri Barichivich. Belas plantas ornamentais completam a decoração, trazendo aconchego e natureza para o espaço.