Economia

Artesanato foi tema de palestras no encerramento da 1ª Semana do Turismo em Guarapari

O encerramento foi na última semana, onde foi falado sobre legislatura e as políticas públicas para o artesanato. De acordo com informações da prefeitura, diariamente, cerca de 80 pessoas participaram do evento.

Foto: folha online
A semana foi realizada no Guará Centro de Eventos. 

Na última semana foi encerrada a primeira Semana do Turismo Empreendedorismo e Cultura de Guarapari. O evento, que tinha o objetivo de fomentar o setor turístico de Guarapari, contou palestras, discussões e casos de sucesso de empreendedores do ramo. Para fechar a semana, o último dia foi direcionado para o artesanato. De acordo com informações da prefeitura, diariamente, cerca de 80 pessoas participaram das atividades, que aconteceram no Guará Centro de Eventos.

Um dos palestrantes de ontem foi Hugo Tófoli, diretor técnico da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), que abordou a nova base conceitual do artesanato. “Esta é uma regra federal, onde os artesãos têm que se adequar a ela para se manter em atividade”, explicou. O diretor destacou a importância dos artesãos para o desenvolvimento econômico do estado e do município. “O artesanato é uma grande fonte de renda. Além de ter todo o potencial turístico e trazer a questão cultural e religiosa, é uma forma dos turistas conhecerem o Espírito Santo. Então é uma atividade que tem uma grande importância para o governo do estado”, declarou.

Marinete Barbosa é artesã em Itapemirim, e veio para Guarapari para participar da Semana do Turismo. A artesã contou que a participação no evento foi proveitosa. “Pra nós é um esclarecimento muito grande, principalmente essa palestra que falou sobre o que é artesanato e o que não é. Isso é motivo de dúvida entre a gente, porque as vezes somos barrados em uma feira e não sabemos o motivo. Então esse esclarecimento é muito importante pra nós”, destacou.

Foto: folha online
Esse foi o primeiro ano da Semana do Turismo, Empreendedorismo e Cultura.

Graça Reis, presidente da Federação das Associações de Artesanato do Epírito Santo e da Confederação Brasileira de Artesanato também participou da Semana do Turismo e ministrou uma palestra sobre políticas públicas no artesanato. “O artesanato está dentro da cultura, empreendedorismo e turismo, porque o artesão é um empreendedor também”, disse. Graça destacou alguns pontos necessários para o desenvolvimento do artesanato no município. “Os artesãos de Guarapari precisam passar por uma qualificação e uma capacitação. É preciso nos conscientizarmos mais sobre a necessidade de estar participando e buscando informações necessárias para caminhar”, enfatizou.

A Secretária Municipal de Turismo, Empreendedorismo e Cultura, Letícia Regina disse que o saldo da semana foi positivo. “Como foi nossa primeira experiência, esse foi um laboratório. O saldo foi muito positivo, porque contamos com uma adesão muito grande das pessoas do trade turístico”, destacou. De acordo com a secretária, a iniciativa vai ser repetida No próximo ano. “Saímos com a certeza que no ano que vem vamos ter que realizar uma 2ª semana do turismo”, anunciou.

Texto: Sara de Oliveira