O empreendedorismo feminino vem se fortalecendo no Brasil e na maioria dos países. Nos últimos anos, as mulheres têm conquistado importantes espaços no mundo dos negócios, entregando bons resultados em suas empresas.
O crescimento do universo de brasileiras que decidiram liderar sua própria trajetória profissional é mostrado em pesquisa realizada pelo pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM) em 2020, em parceria com o Sebrae e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP).
Segundo o estudo, as mulheres comandam 48% dos empreendimentos no Brasil (são 30 milhões, num universo de 52 milhões de pessoas). Nessa mesma pesquisa, o Brasil aparece como o sétimo país com o maior número de mulheres que gerem negócios.
Ensino
Essa presença feminina é impulsionada por dois importantes fatores: a aceleração da transformação tecnológica e a dedicação aos estudos. Dados do IBGE mostram nós representamos 58% dos brasileiros que passaram 15 anos ou mais na escola.
Estudos apontam que as mulheres lideram com um jeito próprio, o que pode ser vantajoso para o desenvolvimento dos negócios. Geralmente, são mais colaborativas e valorizam o trabalho em equipe, e isso produz resultados significativos para as organizações.
Assim como ocorre no mercado de maneira geral, o marketing exerce um papel muito relevante no empreendedorismo feminino, pois contribui para as pessoas se posicionarem perante o consumidor, divulgarem seus produtos e serviços e criarem marcas fortes e reconhecidas.
O marketing digital, principalmente, tem sido um importante aliado dessas mulheres, já que permite a divulgação dos produtos e serviços de forma eficiente e com custo menor do que se registra nos meios tradicionais.
Para além das ferramentas e da tecnologia, cabe à mulher superar tabus e preconceito e atuar com segurança para conquistar espaços e bons resultados. Sim, por incrível que pareça, o preconceito em relação à capacidade de realizar do universo feminino segue firme no Brasil e mundo afora.
A forma como fomos educadas muitas vezes nos leva a ter pouca confiança em nossas habilidades e competências. Acabamos duvidando de nós mesmas. Quem nunca vivenciou essa fragilidade em algum momento da vida?
O aprendizado contínuo é um antídoto muito efetivo para a insegurança e o medo de não dar conta. Por isso, o empenho na capacitação e na busca do conhecimento são vitais para a gente se destacar no mercado.
É preciso ter coragem para enfrentar muitas situações desafiadoras que se apresentam cotidianamente. Medo todas sentimos, mas temos de buscar formas de enfrentar esse sentimento que paralisa as pessoas e aborta iniciativas com potencial de sucesso.
Sempre teremos por perto aqueles que vão nos sugar, tirar nossa energia e aumentar a falta de coragem. Nem todos os conselhos devem ser levados adiante. Por outro lado, há muitas pessoas que nos incentivam e nos ajudam.
A rede de contatos e a troca de experiências são primordiais para o sucesso no empreendedorismo feminino, já que permitem o acesso a novas oportunidades e parcerias. Dar e receber. Como no cooperativismo, esse compartilhamento gera ótimos resultados.
O público feminino tem um papel relevante na geração de empregos e de renda. Com mais mulheres empreendedoras, nosso País pode se tornar ainda mais forte e competitivo no cenário mundial.
*Artigo escrito por Vera Caser, jornalista e palestrante. Saiba mais sobre a autora abaixo:
Vera Caser é jornalista com pós-graduação em Comunicação Empresarial pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e palestrante. Trabalha na área de comunicação e marketing para cooperativas desde 2001.