Market timing é um tipo de estratégia do mercado financeiro que consiste em buscar os melhores momentos para realizar as operações, especialmente na renda variável. Nesse caso, a intenção é comprar um ativo pelo menor valor possível e vender pelo maior preço do período.
A questão é: mesmo que sejamos o maior “marcador de topo de mercado” podemos ter bons resultados nos investimentos, desde que se obedeça a uma premissa básica: o horizonte de investimento é mais importante do que o momento em que investimos.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Manter-se investido e não cronometrar o mercado é um passo relevante. Segundo a Vanguard, uma das maiores gestoras de fundos do mundo, alguns dos melhores dias de negociação ocorrem durante períodos de longa desaceleração do mercado. Perder esses principais dias de negociação reduz os retornos de longo prazo.
A verdade é que não é um bom conselho tentar acertar o market timing. O mesmo estudo da Vanguard, por exemplo, analisou os 20 melhores e piores retornos diários do S&P 500 numa janela entre 1980 a 2021.
O resultado demonstrou que nove dos 20 melhores dias ocorreram em anos em que o índice teve retorno negativo. Por outro lado, onze dos 20 piores dias ocorreram em anos em que o índice teve retorno positivo.
O que se pode inferir a partir disso é que quanto menor o prazo observado, maior tende a ser a aleatoriedade do mercado. O humor dos investidores e o dia em que você aplica seu dinheiro tendem a ter pouca importância, desde que você tenha um horizonte de investimento adequado.
Observar o histórico das expansões e recessões do mercado ajuda a obter uma nova perspectiva sobre os benefícios de investir no longo prazo. A First Trust Portfolios também mostra o desempenho histórico do S&P 500 em todo o Bull and Bear Markets dos Estados Unidos num período ainda maior: 1942 a 2022.
Se observarmos o estudo da First Trust, perceberemos que o período médio de Bull Market durou 4,4 anos com uma média retorno total acumulado de 154,9%. Já o período médio do Bear Market durou 11,3 meses com uma média perda acumulada de -32,1%.
Howard Marks diz que as coisas com as quais a maioria se sente bem, ou seja, investimentos em que a premissa básica é amplamente aceita, o desempenho recente foi positivo e as perspectivas são otimistas, provavelmente não estarão a preços de barganha.
Por outro lado, as barganhas geralmente são encontradas entre coisas que são controversas, sobre as quais as pessoas são pessimistas e que têm tido um desempenho ruim ultimamente. Tente refletir se em sua jornada como investidor, houve algum investimento que você fez e que se enquadraria nessa reflexão.
Alocações eficientes são como uma orquestra musical nas quais cada um dos músicos desempenha um papel individual, diferente e preciso, de maneira que o som coletivo é uma obra de arte do mais alto padrão.