* Artigo escrito por Kamylo Costa Loureiro, advogado
A Estrada de Ferro 118 irá ligar a cidade de Vitória ao Rio de Janeiro. Tendo em vista a sua grande extensão, ela será entregue em trechos, sendo que agora será construído o percurso que vai ligar a cidade de Anchieta a Cariacica.
A referida obra foi uma exigência do governo federal para que a Vale pudesse prorrogar o contrato de concessão da ferrovia Vitória a Minas Gerais por mais 30 anos, sendo a mesma responsável ainda pela elaboração do projeto executivo dos quase 500 km restantes da ferrovia, que passarão pelos portos de Ubu (Anchieta), Central (Presidente Kennedy), e do Açu (Norte do Rio de Janeiro) até chegar à cidade do Rio de Janeiro.
Para efetuar a construção da referida ferrovia será necessário um investimento estimado de aproximadamente R$ 6 bilhões, todavia, apesar do custo inicial da construção ser alto, a mesma é sustentável, posto que têm pouco gasto de energia, polui menos o meio ambiente, a manutenção do sistema possui um custo baixo, não possui pedágio, congestionamento, entre inúmeros outros benefícios.
Assim, o valor investido será restituído e a ferrovia irá gerar lucro, afinal, a mesma irá passar por inúmeros portos entre as referidas cidades, transportando as cargas que chegam nos mesmos através dos navios, e ainda irá transportar matéria-prima para aparatos básicos da sobrevivência humana.
Por isso, a referida ferrovia terá forte participação tanto na economia nacional, quanto mundial, consequentemente tornando o mercado brasileiro mais competitivo.
Ademais, a EF 118 irá gerar empregos direto e indiretos, tanto no período da sua construção, quanto em relação a sua manutenção e operação, e ainda, conforme afirmado anteriormente possui um baixo custo de frete, manutenção, não possui pedágios, engarrafamentos, menor índice de roubos e acidentes.
Além disso, transportará grandes quantidades a longas distâncias. Tudo isso faz com que a carga transportada possua um preço mais acessível no mercado se comparado com o transporte rodoviário, por exemplo.
Neste sentido, podemos concluir que o transporte ferroviário é uma forma excelente para diminuir custos com o deslocamento de mercadorias, fazendo com que as mesmas tenham um valor mais acessível ao mercado, trazendo inúmeros benefícios às localidades pelas quais a linha ferroviária é instalada, motivo pelo qual deve ser sempre estimulado.