Economia

Assuntos financeiros liberam reclamações no Procon de Cachoeiro

As reclamações também atingem produtos, como móveis, celular e roupas, além de serviços essenciais como telefone, luz e água

Foto: Divulgação

Os assuntos financeiros, relacionados a bancos e financeiras, lideraram as reclamações do Procon de Cachoeiro de Itapemirim em 2019. Ao todo, 508 processos foram formalizados no órgão no ano passado.

No ranking de reclamações, figuram, na ordem, assuntos financeiros – bancos e financeiras –, produtos – móveis, celulares e roupas –, serviços essenciais – telefone, luz, água –, saúde e habilitação.

O coordenador do Procon de Cachoeiro, Osvaldo de Souza, destaca que a publicação, disponível do site da Prefeitura, do cadastro é norma prevista no Código de Defesa do Consumidor. “Todos os Procons precisam divulgar esse documento, sempre às vésperas ou no Dia do Consumidor, que é 15 de março. É uma forma de assegurar aos consumidores o direito à informação, proporcionando a eles condições de escolher melhor quem vai contratar”, frisa.

O Procon de Cachoeiro alerta que, assim como em outras datas comemorativas, é preciso ficar atento às promoções que surgem em alusão ao Dia do Consumidor, pois muitos sites de compras e lojas aproveitam essas datas para estimular o consumo dos produtos e serviços. A recomendação é ter cautela e recorrer à pesquisa e comparação de preços.