Economia

“Atacarejos ganham força em cenário de incerteza econômica”, diz CEO do Grupo Coutinho

A expansão deste tipo de negócio no Espírito Santo foi debatida no Data Business Varejo, nesta quinta-feira (03), em Vitória

Foto: Vitor Machado

O modelo de atacarejo, segmento que combina o atacado e o varejo, tem ganhado força ano após ano no Espírito Santo. Segundo o CEO do Grupo Coutinho, Fabrício Coutinho, a proposta trouxe, no cenário de incerteza econômica, uma segurança para o cliente. 

O assunto foi tema do painel “Gestão e estratégia para o crescimento do atacarejo”, realizado nesta quinta-feira (03), no Data Business Varejo, evento de negócios que reuniu lideranças empresariais do Espírito Santo para discutir a temática de “Transformação Digital e Inovações no Varejo”. 

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Em entrevista ao Folha Vitória, o CEO afirmou que além da segurança, o atacarejo consegue ganhar força com o preço mais baixo, item procurado por muitos clientes, principalmente em períodos de crise econômica. 

“A proposta do atacarejo é trazer preço. Ele não entregará grandes serviços, não entregará conveniência ou grande variedade de produtos, mas o preço entregará! O cliente mais sensível priorizará muito o preço e essa está sendo a principal motivação do crescimento do atacarejo”, disse Fabrício Coutinho. 

Segundo o empresário, como a própria composição das palavras de “atacado e varejo”, o modelo visa atender uma maior parcela de clientes. 

“Ele busca atender o consumidor final como o supermercado, tanto o pequeno e o médio comércio. Com isso, a dinâmica concorrencial realmente se acentua mais diante dos diversos papéis executados”, disse Coutinho.

Espírito Santo tem atrativos para o mercado 

Durante a entrevista, o CEO afirmou que o varejo no Espírito Santo está dinâmico e desafiador. Além disso, a competição está aumentando entre os estabelecimentos. 

“Mas isso é bom, porque nos faz repensar a estratégia e avaliar as melhores alternativas para continuar crescendo”, disse Coutinho. 

Diante disso, foi destacado que o Estado tem atrativos como outras unidades da federação, entretanto, a situação foi acentuada nos últimos anos.

“Por exemplo, o Assaí não estava aqui, chegou com mais uma loja e com planos para crescer. Mesmo assim, com competências temos mercado para todos”, disse Coutinho. 

Dentre os atacarejos que operam no Espírito Santo estão: Atacado Vem, Super Atacado Sempre Tem, Atacadão, Assaí Atacadista, Topmax Atacarejo, dentre outros.

“Lançamentos são pensados em toda a cadeia produtiva”, destaca Eduarda Buaiz 

Foto: Vitor Machado

A empresária e vice-presidente da Buaiz AlimentosEduarda Buaiz, orgulha-se de manter uma relação muito próxima com a cadeia produtiva e os colaboradores. Durante o painel “Cadeia do Varejo: sinergia entre Indústria, Distribuição e Vendas”,  ela destacou como os lançamentos são pensados.

A cadeia produtiva da empresa envolve desde a compra da matéria-prima de excelência, à gestão interna e ao bem-estar dos funcionários e colaboradores. 

“Primeiro, a gente se preocupa muito internamente com a gestão. Começa com a compra da matéria-prima de excelência, tanto o grão de trigo 100% importado quanto o grão de café que é 100% capixaba. A gente também pensa na gestão interna de pessoas”, disse Eduarda.

Durante o painel, a empresária destacou que a inovação está no DNA da Buaiz Alimentos, que traz o item essencial, mas sem perder a tradição da empresa, que completa 83 anos em 2024. 

As diversas inovações são ressaltadas com o lançamento de mais de 20 produtos nos últimos anos. “Temos, como alguns exemplos, a linha para fazer pão, os itens em colaboração com a chef Flávia Gama, a farinha para pizza, entre outros”. 

O Data Business lotou o Cinemark na manhã desta quinta-feira, no Shopping Vitória. Participaram dos debates empresários e lideranças ligadas ao varejo.

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtora Web
Produtora Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória