Economia

Aumenta procura por imóveis na internet

Com um público cada vez mais antenado e exigente, as imobiliárias procuram desenvolver portais com design simples, intuitivo e, com o layout que se encaixa conforme dispositivo do usuário

Imobiliárias investem mais em seus sites para divulgação Foto: ​Divulgação

O crescimento vertiginoso do número de brasileiros com acesso à internet, aliado à praticidade das pesquisas de buscas, tem levado imobiliárias a investirem cada vez mais em seus sites, para divulgar imóveis e aquecer o mercado. De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílio, realizada em 2014 pelo IBGE, cerca de 55% da população brasileira possui acesso à internet em suas casas. No Estado, esse número chega a 58%.

Segundo pesquisas da Betha Espaço, 70% dos clientes que chegam à imobiliária, recorreram ao site anteriormente. E destes, 30% pesquisaram imóveis em plataformas mobile. Com uma média de 16 mil visitas por mês, o site passou por mudanças em abril, para se adaptar à nova tendência do mercado e atender as necessidades dos clientes. No primeiro mês de funcionamento, o site teve 17% de aumento no tráfego espontâneo.

Com um público cada vez mais antenado e exigente, as imobiliárias têm procurado desenvolver portais com design simples, intuitivo e, principalmente, com o layout que se encaixa automaticamente conforme dispositivo do usuário. De acordo com o diretor comercial da Betha Espaço, Charles Bitencourt, a empresa precisa apresentar uma imagem positiva perante o mercado e corresponder às expectativas dos clientes em potencial. “Mudamos o site pensando na comodidade do cliente. No novo layout, ele pode pesquisar o imóvel com mais rapidez, ver detalhes dos cômodos em fotos maiores, conversar com um corretor online e ainda acompanhar dicas e informações úteis sobre mercado, decoração e bem-estar na nova área do site: Meu Espaço, o blog da Betha”, destaca.

Os portais imobiliários mais novos contam com filtros de buscas otimizados e detalhados, que incluem bairro, área do imóvel, quantidade de banheiros, suítes, garagens e até a preferência por sol da manhã. Dessa forma, a pesquisa fica muito mais específica, facilitando a busca pelo imóvel perfeito. “Hoje o consumidor não tem tempo para ir à imobiliária e visitar vários apartamentos. Os processos de pesquisa do imóvel ideal são mais rápidos graças à internet. Por isso que buscamos maneiras corretas de nos comunicar, para que nós sejamos achados de forma mais eficiente, mesmo que o cliente não tenha feito contato direto com a imobiliária ainda”, aponta Charles.

Além disso, os sites agora possuem novas ferramentas que possibilitam a mensuração mais detalhada dos resultados, como o Adwords e o SEO, que aliados às estratégias de redes sociais, fortalecem a imagem da empresa perante o consumidor. O mercado imobiliário hoje é permeado por uma geração de consumidores conectados. Sites que demandam tempo e esforço extra do cliente para a obtenção de dados simples podem perder oportunidades preciosas de fechar negócio.