Economia

Auxílio emergencial: 8 milhões de beneficiários receberão a primeira parcela a partir desta terça

Para quem recebeu a primeira parcela até o dia 30 de abril, a segunda parcela já começa a ser depositada a partir desta segunda-feira

Foto: Reprodução/ Agência Brasil/ Marcelo Casal Jr

O calendário do pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial do governo federal começa a creditar o benefício a partir desta segunda-feira (18). No entanto, muitos brasileiros ainda aguardam o recebimento da primeira, que pode ter ocorrido por diversos fatores.

Para cerca de 8 milhões de beneficiários, os primeiros R$ 600 do auxílio serão depositados a partir desta terça-feira (19), segundo informações do superintendente regional da Caixa, Denis Mathias. Em entrevista ao programa Espírito Santo no Ar, da TV Vitória / Record TV, ele afirmou que haverá um calendário específico para este grupo.

“Recebemos um novo lote da Data Prev e iniciaremos amanhã o crédito, também por mês de aniversário, de mais de oito milhões de brasileiros, que receberão a primeira parcela. São aqueles que não tinham recebido ainda em abril, porque tinham dados inconclusivos, porque fizeram alguma contestação ou porque fizeram seu cadastro já no finalzinho do mês. São brasileiros que ainda vão receber a primeira parcela neste cronograma que estabelecemos. Posteriormente será, para esses contemplados, informado um novo cronograma para o recebimento também da segunda parcela. Todos receberão as três parcelas”, ressaltou.

O superintendente ainda ressaltou que foram realizadas diversas ações, inclusive modificações no calendário, para evitar aglomerações nas portas das agências da Caixa de todo o país. “Não há a necessidade que as pessoas corram para a porta das agências, para que não tenhamos grandes filas. Não precisa madrugar nas filas. Estamos abrindo as agências duas horas antes ao atendimento ao público para que possamos ter um atendimento de maneira escalonada e com respeito a população brasileira”, disse.

Ele ainda falou sobre a importância de que os beneficiários respeitem o calendário e procurem a agência, se necessário, apenas no dia definido para o perfil (veja o calendário de pagamento da segunda parcela abaixo). Caso algum beneficiário vá até o local de saque em dia anterior ao previsto, este será orientado a deixar a fila e voltar apenas no dia correto.

“Só é fundamental que fiquemos atentos ao calendário que foi divulgado de acordo com o seu enquadramento. Qualquer dúvida, sugerimos que entre em contato com a nossa central, no 111, porque nessa Central de Atendimento poderemos esclarecer em qual o calendário está enquadrado, para que você não precise comparecer na agência e encarar uma fila sem necessidade”, afirmou.

O Ministério da Cidadania divulgou o calendário na última sexta-feira (15). O benefício é pago em três parcelas, destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados que perderam renda por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

O calendário publicado na sexta-feira vale para as pessoas que receberam a primeira parcela até o dia de 30 de abril de 2020.

Veja as datas de pagamento da segunda parcela do auxílio:

Recebimento em Poupança Social

Nestas datas, os recursos estarão disponíveis apenas para o pagamento de contas, de boletos e para realização de compras por meio de cartão de débito virtual.

-Nascidos em janeiro ou fevereiro: 20 de maio
-Nascidos em março ou abril: 21 de maio
-Nascidos em maio ou junho: 22 de maio
-Nascidos em julho ou agosto: 23 de maio
-Nascidos em setembro ou outubro: 25 de maio
-Nascidos em novembro ou dezembro: 26 de maio

Saque em espécie para beneficiários do Bolsa Família

NIS 1: 18 de maio
NIS 2: 19 de maio
NIS 3: 20 de maio
NIS 4: 21 de maio
NIS 5: 22 de maio
NIS 6: 25 de maio
NIS 7: 26 de maio
NIS 8: 27 de maio
NIS 9: 28 de maio
NIS 0: 29 de maio

Saque em espécie para Poupança Social e demais públicos

Nascidos em janeiro: 30 de maio
Nascidos em fevereiro: 1º de junho
Nascidos em março: 2 de junho
Nascidos em abril: 3 de junho
Nascidos em maio: 4 de junho
Nascidos em junho: 5 de junho
Nascidos em julho: 6 de junho
Nascidos em agosto: 8 de junho
Nascidos em setembro: 9 de junho
Nascidos em outubro: 10 de junho
Nascidos em novembro: 12 de junho
Nascidos em dezembro: 13 de junho

*Com informações de Matheus Brum, da TV Vitória / Record TV, e da Agência Brasil