Economia

Auxílio Emergencial alcança mais de 65 milhões de brasileiros; 850 mil ainda aguardam análise

O Governo Federal recuperou, até a última sexta-feira (03), R$ 57,5 milhões pagos a pessoas que não se enquadravam nos critérios para recebimento do benefício

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Foi encerrado na última quinta-feira (2) o período de solicitação do Auxílio Emergencial e agora muitos brasileiros aguardam para saber se o seu cadastro foi aprovado para receber o benefício. A  liberação de saques e transferências dos valores da terceira parcela do Auxílio Emergencial de R$ 600 para os aprovados do terceiro lote começou no último dia 6 de julho.

De acordo com as informações divulgadas pela Caixa Econômica Federal, entre os mais de 65 milhões de beneficiados já contemplados, 19,2 milhões receberam os recursos via Bolsa Família, 10,5 milhões via Cadastro Único Federal e 35,7 milhões via aplicativo e site. Desde o início do pagamento do auxílio emergencial, mais de 107 milhões de brasileiros já pediram a análise do cadastro. Apesar do volume, mais de 850 mil cadastros continuam em analise.

Em outra frente, o Governo Federal recuperou, até a última sexta-feira (03), R$ 57,5 milhões pagos a pessoas que não se enquadravam nos critérios para recebimento do benefício. Desse total, 24.057 foram militares, que somaram R$ 15,4 milhões em devoluções.

Problemas no aplicativo

A Caixa Econômica Federal anunciou na terça-feira (7) mudanças que procuravam solucionar os problemas técnicos relatados no acesso ao aplicativo Caixa Tem. Entre as principais reclamações estavam filas muito demoradas e falhas no app, que é usado para liberação do auxílio emergencial do governo e, mais recentemente, do FGTS emergencial. No entanto, o problema persiste, segundo usuários.

A instituição financeira alegou ter ampliado a validade de cada sessão do aplicativo Caixa Tem, o que deverá evitar que os usuários precisem acessar a fila do app mais de uma vez, diminuindo o número de acessos. 

O aplicativo do auxílio emergencial já ultrapassou o número de 104 milhões de downloads, já o Caixa Tem, 159 milhões.  Ale´m disso, 1,7 bilhões de acessos foram registrados no site da instituição e mais de 350 milhões de ligações foram realizadas para a central telefônica do Banco. 

Nota oficial

“A Caixa vem implementando melhorias no aplicativo Caixa Tem, como a ampliação da validade da sessão de cada usuário durante 72 horas, o que evita a necessidade de nova fila virtual para acessar o Caixa Tem durante esse período”, informou a instituição financeira em nota para o UOL.

Na nota, a Caixa também apontou para problemas causados pelo elevado número de acessos no app. “O aplicativo Caixa Tem está disponível 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. Devido à magnitude de acessos, média de 500 mil usuários por hora, podem ocorrer intermitências momentâneas em alguns serviços”, afirmou.

Ainda segundo o banco, “os clientes e beneficiários estão conseguindo efetivar suas operações. No acumulado, já são cerca de 40 milhões de usuários únicos, mais de 1,2 bilhões de consultas de saldo/extrato, 17,7 milhões de boletos pagos e 3,5 milhões de compras utilizando as maquininhas/QR Code”.