Foi divulgada nesta segunda-feira (20) pela Dataprev, o balanço oficial sobre o processamento dos pedidos de Auxílio Emergencial. Segundo o relatório, Cerca de 99% das solicitações já foram processadas.
Os cadastros estão disponíveis para consulta no site da Dataprev. Foram consideradas aprovadas para receber o benefício de R$ 600, em julho, 721.337 pessoas, contando com o envio de um novo lote de requerimentos feito na última semana.
Ainda há 273.630 pedidos para receber o auxílio que precisam ser avaliados, o que representa 0,18% do total de 150,7 milhões de cadastros analisados desde o início do programa do governo, segundo o balanço.
O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, afirmou que os números dão a dimensão da tarefa desempenhada pelo Governo Federal.
“Conseguimos dar uma resposta rápida e efetiva à crise, com impacto em mais da metade da população do país, especialmente os mais vulneráveis. Isso tudo com eficiência e segurança. Temos uma taxa de inconformidade de 0,44%, mais baixa que a do sistema previdenciário norte-americano, e diversas parcerias para dar transparência ao emprego do recurso público”, disse.
O Auxílio Emergencial deve chegar de forma direta ou indireta a 125,4 milhões de cidadãos, mais de metade da população brasileira, segundo a Dataprev. Serão contempladas as 66.131.279 pessoas consideradas elegíveis por atenderem os critérios previstos na Lei n. 13.982, de 2 de abril de 2020, e os demais integrantes dessas famílias. Esses números incluem todos os grupos do benefício: Informais, Bolsa Família e Cadastro Único. Até o momento, os investimentos no Auxílio Emergencial chegaram a R$ 121,1 bilhões.
Análise Auxílio Emergencial
Foram analisados em julho, 2,07 milhões de pedidos, sendo 1,7 milhão feitos entre 17 de junho e o dia 2 de julho, prazo final para solicitação do benefício. Outros 306.351 requerimentos eram de outros períodos que passaram por checagens adicionais.
A Dataprev está ainda com 122,8 mil casos de pedidos de reprocessamento. O número representa 0,22% das solicitações recebidas pela Caixa Econômica Federal, que foram de 56.253.131. Ou seja, 56.130.326 já voltaram ao banco.
Os cidadãos que estavam com os cadastros classificados como “inconclusivos” nos sistemas, ainda podem complementar seus dados via aplicativo e site da Caixa para que sejam processados seus requerimentos.
O calendário de pagamentos até o fim do ano foi divulgado pelo Ministério da Cidadania na última semana. Na segunda-feira (20), os beneficiários do Bolsa Família começaram a receber a quarta parcela do Auxílio Emergencial.
*Com informações do Portal R7