Economia

Azul e vermelho são as apostas na hora de decorar

.

Móveis e objetos de decoração em cores marcantes. Esta é a proposta para compor os diversos tipos de ambiente de uma casa. A novidade foi apresentada durante a Móvel Show 2014, uma feira de móveis, eletrodomésticos e utilidades para o lar que apresentou aos lojistas de todo o Brasil as principais tendências do setor para o próximo ano.

O evento, que contou com mais de 100 expositores de sete estados brasileiros, mostrou que para a sala de estar e jantar o azul turquesa vai predominar. Agora a tonalidade será mais percebida nos tecidos que estamparão desde os sofás, poltronas e até cadeiras.

“Essa variação de azul é terciária e surge da mistura do ciano com o verde. Ela também vai aparecer muito em combinação com o branco, outra cor que estará presente nas bases para mesas de jantar”, explicou o gerente da empresa fabricante de mobiliários Cimol Móveis, Vitor Guidini.

Por ser muito próximo do verde, o turquesa vem abrindo espaço para uso do verde água. Esta cor estará presente nos aparadores agora utilizados nos corredores e demais espaços de circulação de uma casa.

“O mercado vem apostando bastante nessa tonalidade. É uma tendência muito forte e já começamos a produzir mobiliários para atender as demandas”, contou Mário Sérgio, diretor da São Camilo, uma empresa fabricante de móveis em madeira.

De acordo com a designer da Panan Móveis Simone Cypreste, a novidade para 2015 também será mesclar cores fortes e vibrantes com o branco. “Entre os destaques estará o verde petróleo com sua versatilidade, pois pode fazer composições de quartos tanto para homens quanto para mulher”, explicou.

Além dessas cores, o vermelho também surge como forte tendência para decorar a casa no próximo ano. O tom, por ter uma característica mais marcante, aparecerá em móveis de apoio para pontuar o espaço.

“Nesse sentido, será o momento de uso mais intenso das mesas laterais e de centro que vão manter o estilo vintage e agregar o vermelho na sua proposta final”, destacou o gerente da Patrimar Caio Duarte.

Na cozinha, a cor também aparecerá de duas formas: nos armários e utensílios. A primeira opção contará com módulos em aço galvanizado, produzido pela CasaMOB, com o diferencial da tonalidade fazer referência à madeira.

Nos utensílios, o vermelho começa a roubar espaço dos tradicionais jogos de panela. Antes, eram mais vistos no prata e no preto. “Agora apostamos nessa nova cor, que representa vida”, contou Taoufic Sarout, gerente da Batiki, que traz a novidade ao mercado.