Economia

Bares e restaurantes da Grande Vitória esperam aumento de 30% nas vendas durante a Copa

Os bares da Grande Vitória já se preparam com enfeites e fantasias para entrar no clima da Copa do Mundo. Cerca de 20 mil turistas são esperados no Espírito Santo durante o Mundial

Praia de Camburi tem grande concentração de bares e deve receber turistas Foto: Divulgação

Os bares e restaurantes da Grande Vitória estão otimistas com a Copa do Mundo. De acordo com o Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares), a expectativa de aumento nas vendas é de 30%. Durante a Copa, alguns bares, inclusive, vão se customizar para entrar no clima do Mundial. A expectativa é que o Espírito Santo receba 20 mil turistas.

“Nossas expectativas são muito boas e acreditamos em um crescimento na casa de 30%. Esse percentual pode oscilar de acordo com algumas variantes, como o desempenho da seleção, mas esperamos que ajude o setor a recuperar-se dos prejuízos dos últimos anos”, diz o presidente do Sindbares, Wilson Vettorazzo Calil.

Para receber quem vai curtir os jogos do Mundial, alguns bares e restaurantes da GV vão ter kits para entrar no clima do futebol. Serão jogos americanos, bandeirolas, aventais e camisas alusivas ao evento, com destaque especial para as seleções de Camarões e Austrália, que vão se preparar para o torneio na Grande Vitória.

Segundo estimativas do Ministério do Turismo, o Estado deve receber 20 mil visitantes durante a Copa, entre torcedores, jornalistas e atletas. O funcionamento das lojas pode ser em horário estendido, porém, cada estabelecimento pode definir o horário de funcionamento.

Gastronomia

Reconhecida como um dos principais fatores da promoção do turismo em todo o mundo, a gastronomia ganha ainda mais importância para o Espírito Santo já que os dois pratos mais tradicionais da nossa culinária – a torta e a moqueca capixabas – são considerados legítimos representantes da mais brasileira das cozinhas, por combinarem elementos da milenar cultura indígena.

“A culinária capixaba é um prato cheio de delícias para atrair e cativar os turistas”, destaca o presidente do Sindbares, Wilson Vettorazzo Calil.

Nos bares do Estado, os preços dos pratos variam entre R$ 24,90 e R$ 52,50 e servem de uma a duas pessoas. Em cada um deles, a criatividade dos craques da cozinha é apresentada com riqueza de cores e aromas. Algumas, mais leves, combinam frutos do mar, folhas e frutas. Em outras, mais encorpadas, massas e carnes são os titulares.