Moscou – O Banco Central da Rússia cortou hoje sua taxa básica de juros, mas garantiu que não haverá mais reduções este ano.
Após reunião de política monetária, o BC russo decidiu cortar a taxa em 0,5 ponto porcentual, a 10%, como previam analistas, na segunda redução do juro básico este ano.
“Para consolidar a tendência de baixa da inflação, é necessário manter a taxa principal inalterada até o fim de 2016, com a possibilidade de reduzi-la no primeiro e segundo trimestres de 2017,”, afirmou o Banco da Rússia em comunicado.
O rublo teve reação limitada à decisão, enfraquecendo-se a 65,07 rublos por dólar, ante 65,04 rublos por dólar instantes antes do anúncio.
A inflação russa tem desacelerado significativamente, chegando a recuar a 6,6% no cálculo anual. A autoridade monetária russa, no entanto, mostrou-se cautelosa, ao apontar incertezas nos gastos fiscais como um dos riscos que podem impedir que a inflação diminua para a meta oficial de 4% em 2017.
O corte de juros era necessário para limitar a contração da economia da Rússia, que é afetada pela baixa nos preços do petróleo, seu principal produto de exportação, e por sanções internacionais. A expectativa é que o Produto Interno Bruto (PIB) russo encolha 0,5% este ano, após registrar queda de 3,7% em 2015. Para 2017, a previsão é que o PIB não crescerá mais que 1%.
A próxima reunião de política monetária do BC russo está marcada para 28 de outubro. Fonte: Dow Jones Newswires.