Economia

BC projeta dívida líquida de 34,9% do PIB para 2015, com parâmetros da LDO

Brasília – O chefe Adjunto do Departamento Econômico do Banco Central, Fernando Rocha, informou nesta terça-feira, 30, que a previsão da instituição para a dívida líquida e bruta, para 2015, foi alterada. Usando os parâmetros de superávit primário da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), é de 34,9% do Produto Interno Bruto (PIB). Para a dívida bruta ficou em 62,7%. No trimestre passado, essas projeções eram, respectivamente, de 34,7% de 62%.

Rocha ainda informou que usando as expectativas do mercado para o superávit primário as projeções são de 35,3% para a dívida líquida e de 63,1% para a bruta. Para junho, o técnico do BC afirmou que as expectativas são de 34% para a líquida e 62,4% para a bruta. Ele explicou ainda que em maio houve uma depreciação do câmbio que levou a uma redução da dívida líquida e um aumento da bruta entre abril e maio.

Para desenhar essas projeções para o ano, o Banco Central usou câmbio a R$ 3,20, IPCA de 9% e Selic média de 13,4%. O PIB considerado nesses cálculos foi o do Relatório Trimestral de Inflação apresentado na semana passada, de -1,1%. Diante desses parâmetros, Rocha explicou que o BC projeta déficit nominal de 5,6% do PIB para 2015 usando parâmetros da LDO para superávit primário e de 6,0% do PIB com expectativas de mercado.