Kiev – O Banco Central da Ucrânia elevou a taxa de refinanciamento para 30%, como parte de um pacote de medidas que visam estabilizar o sistema financeiro do país. O aperto monetário, que entrará em vigor na quarta-feira, foi anunciado nesta terça-feira pela presidente do BC, Valeria Gontareva. A taxa estava em 19,5%.
A moeda da Ucrânia, a grívnia, perdeu valor rapidamente nas últimas semanas, em meio ao conflito no leste do país, o que está drenando reservas e assustando os investidores. Depois de subir a mais de 30 por dólar norte-americano na semana passada, a divisa local se recuperou nos últimos dias e era negociado abaixo de 25 por dólar na terça-feira, de acordo com dados do Banco Central.
Na segunda-feira, o Parlamento da Ucrânia aprovou várias leis, incluindo emendas ao Orçamento, uma condição para um programa de US$ 17,5 bilhões de empréstimos do Fundo Monetário Internacional (FMI). O conselho de administração do FMI deve decidir sobre o programa em 11 de março.
Gontareva disse que uma série de medidas técnicas foram tomadas com a ajuda de especialistas do FMI e visam estabilizar o sistema bancário. Fonte: Dow Jones Newswires.