Economia

Beneficiários do INSS poderão solicitar pensão por morte e auxílio maternidade em cartórios

Convênio firmado entre INSS e a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais terá início em 15 de outubro, como um projeto piloto, em cartórios de diferentes regiões do Brasil

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) firmou um convênio com a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) que permitirá aos beneficiários solicitarem o auxílio maternidade e a pensão por morte nos cartórios de Registro Civil.

Segundo a Arpen-Brasil, o Acordo de Cooperação Técnica terá início no dia 15 de outubro, como um projeto piloto, envolvendo Cartórios de Registro Civil de diferentes regiões do país e deverá ter duração de 30 dias.

Por meio do acordo, será permitido que os cidadãos solicitem, no momento que for feito o registro de nascimento, o auxílio maternidade e, no ato de registro de óbito, a pensão por morte ao beneficiário. 

De acordo com a Arpen-Brasil, o convênio entre o INSS e os cartórios irá beneficiar mais de 1,8 milhão de pessoas que aguardam os pedidos serem deferidos desde julho deste ano. 

O termo, assinado na última sexta-feira (01), prevê que os benefícios possam solicitar os benefícios diretamente nos 7.647 Cartórios de Registro Civil do Brasil.

Ao efetuar o registro, o Cartório deverá verificar o direito ao benefício nos sistemas disponibilizados pelo INSS, obtendo a resposta em tempo real. Na sequência, será feito a formalização do requerimento de concessão do benefício com a instrução dos documentos necessários para a  homologação da concessão do benefício.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.