Cerca de 100 pessoas que receberam pensão do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPAJM) irregularmente em 2014 terão que devolver o valor, que ultrapassa R$ 350 mil, aos cofres do instituto.
Entre os que perderam o direito à pensão estão os ex-cônjuges dos segurados, filhos que deixaram de ser estudantes universitários e o casamento de aposentado inválido ou cessação da invalidez, entre outras situações.
Cadastro atualizado
De cinco em cinco anos, o IPAJM realiza o recadastramento dos cerca de 30 mil aposentados e cinco mil pensionistas vinculados para atualizar dados cadastrais dos segurados e garantir o pagamento dos benefícios dentro da regularidade. A participação é obrigatória e quem não participar pode ter seu benefício cortado.
Além disso, o Instituto irá firmar um convênio com o Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Espírito Santo (SINOREG) para que a autarquia possa ter acesso online, a qualquer momento, aos obituários.
Outra ação importante é o acesso da autarquia aos arquivos de óbitos disponibilizados no site do Ministério da Previdência, no final de todo mês, onde está a relação de todos os segurados falecidos do País.