Bento Venturim é o presidente do Sicoob ES e o vice-presidente do Sicoob em nível nacional. Preside também o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), o Sicoob Norte e o Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf). Atualmente, o Sicoob ocupa cerca de 12% da fatia do mercado capixaba e congrega mais de 310 mil pessoas físicas e empresas associadas.
Quem é você? Como você se define?
Sou uma pessoa dedicada ao trabalho, que acredita nos valores do cooperativismo e que se empenha para que os princípios do compartilhamento proporcionem condições de vida melhores para a sociedade.
Ser líder é:
Saber conduzir e estimular os profissionais para que eles atuem com foco no crescimento da organização, sem perder de vista o bem-estar coletivo.
O que é mais fácil e o que é mais difícil em ser líder?
Entre os desafios, estão vencer crises sucessivas na economia nacional e mundial e continuar crescendo e contribuindo para o êxito de empresas e de famílias. Na vida pessoal, o grande desafio é conseguir tempo para ficar mais com a minha família.
Qual é a relação entre ser um bom líder e o sucesso da empresa que lidera?
Um bom líder vai conseguir guiar a equipe na busca por resultados satisfatórios, aproveitando os recursos disponíveis da melhor forma e delegando as tarefas de forma estratégica.
O que diferencia um líder de um grande líder?
O grande líder é aquele que consegue fazer a diferença, o que vai muito além de cumprir os ideais do negócio. Assim, é construído um legado sólido que vai servir de base para a evolução contínua e para a transformação da organização e do meio em que ela atua.
Como o líder pode alinhar os propósitos dos liderados com os da empresa?
O líder precisa saber envolver os liderados. Assim, os propósitos serão os mesmos e todos vão se empenhar para o alcance de um objetivo em comum. Isso só é possível por meio da união.
Quais são / foram os seus líderes? Quem lhe inspira?
No cooperativismo, um líder que me inspira há muitos anos é Roberto Rodrigues. O empresário Jorge Paulo Lemann é outra pessoa merecedora da minha admiração. E, desde sempre, meu pai, Euzaudino Venturim, já falecido, e minha mãe, Josefina Paste Venturim, de 94 anos, em quem continuo me espelhando.
A que você é grato?
Sou grato pelos avanços que conseguimos conquistar no campo do cooperativismo e pela minha família, que me motiva a ser melhor todos os dias. E também a Deus, que tem iluminado o meu caminho até aqui.
Quais são seus sonhos?
Ampliar ainda mais a abrangência do Sicoob. Pessoalmente, espero continuar a ver meus filhos e netos com saúde, e que se mantenham no caminho da virtude.