Economia

Black Friday 2015 está chegando e aquece expectativas de lojistas e consumidores

Os dados são animadores! Segundo pesquisas, 71% dos consumidores pretendem aproveitar as 24 horas de descontos da Black Friday para realizar as compras

A ação começa às 0h do dia 27  Foto: ​Divulgação

Preparem os cartões de crédito que uma das datas mais esperadas do ano está chegando! Inúmeros sites já trazem a contagem regressiva para a Black Friday no Brasil. A ação começa às 0h do dia 27 e dura 24 horas, com a adesão de várias lojas físicas e online, que trazem descontos em produtos e serviços dos mais variados segmentos.

A ação começou nos Estados Unidos e tem sua origem contestada, mas seu objetivo é bem claro: criar a data perfeita para lojistas e consumidores aproveitarem o feriado de Ação de Graças, muito popular em solo americano, e comemorado no dia anterior. Assim, como a maioria das pessoas está de folga, o evento, que acontece anualmente desde, pelo menos a década de 1930, é marcado por enormes filas nas portas das lojas desde o amanhecer. Alguns estabelecimentos abrem quatro horas mais cedo para receber os clientes com grandes promoções.

Aqui no Brasil, o primeiro Black Friday aconteceu em 2010, com 50 lojas participando e ação 100% on-line. Desde então, todos os anos a ação ganha mais lojistas participantes, incluindo grandes redes varejistas de lojas físicas que querem conquistar espaço no mercado virtual. E as expectativas para a edição 2015 são altas!

Para este ano, pesquisas realizadas pelo site comparador de preços Zoom apontam que, apesar dos dados desanimadores da crise e dos consumidores estarem mais contidos na hora de gastar, 71% dos 20 mil participantes da pesquisa pretendem aproveitar a data para compras, 28% afirmaram não terem dúvidas de que comprarão e apenas 1% não tem intenção de aproveitar o evento. Aqui em Vitória, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da Capital, os comerciantes estão otimistas para a campanha e esperam um aumento de aproximadamente 15% no volume de vendas.

A edição de 2014 serviu para consolidar a data no Brasil. Foram movimentados R$ 1,2 bilhão em apenas um dia, um crescimento de 48% em relação a 2013. Itens como sabão em pó, máscara de cílios e lâmpadas bateram recordes de vendas e o departamento de moda superou todas as metas, com um aumento de mais de 267%.

Por isso, a data se firma como uma oportunidade de ouro para lojistas, que apostam no dia para “salvar o ano” e esvaziar os estoques para receber os produtos para as vendas de Natal. Já para os consumidores é uma ótima oportunidade para comprar barato. É por isso que o Folha Vitória disponibiliza a partir de hoje este espaço de divulgação com tudo o que é necessário para aproveitar a Black Friday. Fiquem conosco!