Economia

Black Friday pode gerar alta de até 15% no comércio capixaba, diz Fecomércio

Em 2018, o mês de novembro registrou uma alta de 10,7% nas vendas em relação ao mesmo mês de 2017

Foto: Reprodução

Em 2010, o mês de novembro ganhou um novo significado no varejo brasileiro com a Black Friday. A ação tem mobilizado comerciantes em oportunidades de vendas no varejo, onde aproveitam um grande giro de estoque e conseguem investir em novos produtos. 

Neste ano, a expectativa de vendas para a Black Friday, no comércio capixaba, é de uma alta entre 10% e 15% em relação ao ano passado, dependendo do segmento. Em 2018, o mês de novembro registrou uma alta de 10,7% nas vendas em relação ao mesmo mês de 2017. As informações são da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

Realizada nesta sexta-feira (29), a liquidação é mais uma oportunidade para o comércio estimular as vendas e fechar o ano positivo. A promoção vem cada vez mais se consolidando no cenário brasileiro e os comerciantes se prepararam com antecedência, negociando com a indústria para conseguir descontos atrativos para o consumidor.

Um dos fatores que ainda pesa sobre a data é a credibilidade das promoções. Por causa disso, o empresário tem de estar atento, pois o consumidor tem pesquisado com antecedência sobre os produtos que deseja comprar.

De acordo com o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, o empresário do comércio capixaba está mais confiante para este final de ano. Segundo ele, iniciativas como essa são importantes para promover as vendas, tendo em vista que, com a liberação de recursos das contas do PIS/Pasep e do FGTS, vem o estímulo para o consumo.

“Gradativamente, o mercado de trabalho formal tem apresentado avanços no Estado, assim como a intenção de consumo das famílias, o que cria um ambiente de boas expectativas”, explica Sepulcri.

Nesta época, geralmente, as categorias mais impactadas são as de eletrônicos, eletrodomésticos, telefonia celular e informática. Mas, de forma geral, todos os segmentos acabam sendo influenciados pelo ambiente de descontos. 

Apesar da proximidade com o Natal, a promoção não representa grande ameaça para as vendas de dezembro já que, majoritariamente, é usada para compras de uso próprio e produtos mais específicos.