Economia

Black Friday: preços de produtos e comércio serão fiscalizados pelo Procon no Espírito Santo

A ação acontece todos os anos no final do mês de novembro. Neste ano, a ação será realizada no dia 23

Foto: Reprodução

Lojas físicas e virtuais de todo o Brasil já preparam ações para as promoções da Black Friday. A tradição, que iniciou-se nos Estados Unidos, já caiu no gosto do brasileiro e é realizada na última sexta-feira do mês. Neste ano, a ação é realizada no dia 23 de novembro.

Para evitar possível fraudes nas promoções da data, o Procon Estadual está realizando um levantamento de preços dos produtos que são a preferência dos consumidores, como micro-ondas, notebooks, refrigeradores, smartphones e TV’s Smart. A divulgação dos preços dos itens monitorados serão divulgados no dia do evento. 

De acordo com a diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita Pinto, os consumidores possuem uma expectativa muito grande em relação à Black Friday, e a oferta enganosa é queixa constante durante a campanha. “Para inibir e punir empresas que fizerem a maquiagem de preços dos produtos, o Procon-ES vai acompanhar a oferta de alguns itens participantes da promoção”, ressaltou.

No município da Serra, o órgão vai fiscalizar produtos e comércio a partir da próxima segunda-feira (05) para evitar ações de má fé por parte dos comerciantes e resguardar os consumidores, as equipes de fiscalização vão intensificar a vigilância nos principais pontos comerciais da cidade, como Laranjeiras, Serra-Sede e Jacaraípe. “Vamos mapear os locais físicos e também monitorar os principais sites de venda, para coibir as fraudes que possam acontecer com falsos descontos”, explica a diretora do Procon da Serra, Nivia Passos.

Durante a ação, os fiscais vão percorrer os locais com uma lista de produtos mais vendidos na Black Friday, tirar fotos, anotar preços e recolher encartes, para fazer a comparação na semana da promoção. Além disso, os fiscais também vão verificar e orientar sobre outras irregularidades, como falta de informações a respeito do Código de Defesa do Consumidor.

Vendas 

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a Ferraz Pesquisa de Mercado, apontou que 37% das compras da Black Friday deste ano será antecipação de compras de Natal. No caso de itens de vestuário, essa fatia é bem maior e chega a 53% do faturamento da megapromoção. Já para os eletrônicos, a participação está abaixo da média e corresponde a 32% das vendas.

Nos últimos anos, varejistas e especialistas em mercado de consumo já tinham notado que a Black Friday vinha tomando espaço do faturamento do Natal. No entanto, não havia um dado que mostrasse a ordem de grandeza desse deslocamento de vendas.

Dicas

Confira dicas de como se preparar para a Black Friday e aproveitar os descontos sem ter prejuízos:

– Desde agora, comece a comparar preços dos produtos em pelo menos duas ou três lojas diferentes;

– Conhecendo a média de preço do produto, fique atento se o desconto oferecido for muito alto. Observe se as mercadorias não são peças de mostruário, se não estão violadas, obsoletas ou encalhadas;

– Verifique se o site em que pretende realizar a compra é verdadeiro e confiável. Aproveite esse tempo antes e vasculhe todas as informações sobre a loja: se existe, seu endereço físico e o canal de relacionamento com o consumidor (telefone, e-mail). Verifique se já não existem muitas reclamações, como produto não entregue ou entregue fora do prazo;

– Pergunte sobre a loja a amigos e familiares. Busque opiniões de quem já comprou no local;

– Tome conhecimento sobre sites que fazem comparativos de preços. Assim, no dia, você poderá usar essa ferramenta para facilitar na busca pelo melhor preço;

– Cuidado com e-mails de propaganda, que podem conter vírus e links que levam o consumidor a sites fraudulentos. O recomendado é entrar no site oficial da loja por seu endereço on-line, e não por meio de links duvidosos.