As lojas lotadas e filas imensas de pessoas nas portas já fazem parte das cenas registradas na Black Friday americana. Aqui no Brasil, o Dia D para as compras começou em 2010, mais atrelado ao comércio eletrônico, com sua ação totalmente desenvolvida no mercado virtual.
Esse cenário, porém, está mudando e várias lojas físicas, inclusive shoppings, já confirmaram a presença em um dos dias mais aquecidos para as vendas no País, e garantem descontos que chegam a 80% em roupas, calçados, eletrodomésticos, brinquedos, livros, cosméticos e muito mais.
“A migração da Black Friday da internet para as lojas físicas segue uma tendência global. Até o ano passado, esse movimento só existia na direção contrária. Mas a mudança ocorreu para atender uma a exigência do consumidor”, explica Carlo Fornazier, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória.
Segundo Fornazier, estudos recentes indicam que a maioria das pessoas prefere uma experiência mista, na qual o processo de compra, da fase de escolha à eventual troca do produto, ocorra tanto na internet como pessoalmente. “Cada vez mais os consumidores querem a conveniência de ter o melhor dos dois mundos”, conclui.