Startup capixaba lança plataforma para melhorar destinação de resíduos sólidos

Compartilhe essa notícia

 

Olá pessoal, temporalmente, venho postando boas práticas, para servir de motivação à transição de uma economia linear para circular. No entanto, como poder ser conferido, a maioria das postagens, veem de exemplos de outros países. Considero bons exemplos, como incentivadores, seja lá de onde venham, pois, todos nós estamos no mesmo planeta. Entretanto, nesta postagem, tenho a satisfação de apresentar uma iniciativa, por profissionais capixabas, vejam!

Fazer a ponte entre o desenvolvimento econômico e o uso mais consciente de recursos naturais; criar  processos de fabricação com a utilização de insumos renováveis e de maior duração. Esses são alguns dos objetivos da economia circular.

A economia circular está baseada em repensar o que é produzido e comercializado para garantir maior vida útil para esses itens, e para eles serem reaproveitados o melhor possível. Os produtos passam por diversos ciclos, retornando para as cadeias de valores, mesmo após serem utilizados, gerando rendimentos para os agentes envolvidos no processo. Tudo isso é feito sem poluir e sem desperdiçar recursos naturais.

Equipe formada por Robson, Paulo, Romero e Deivid (da esquerda para direita)

Conforme Robson Lacerda, sócio- fundador da Reverciclo, foi visando fomentar essa e outras iniciativas sustentáveis que a Reverciclo, ‘startup’ do Hub de Inovação da FUCAPE, acaba de lançar no mercado sua plataforma, a Comunidade MESA CIRCULAR. A plataforma é um ecossistema de negócios em economia circular que busca a solução para o problema dos resíduos sólidos no Brasil.

“Uma das missões da comunidade, é universalizar o acesso à economia circular, tornando-a a melhor alternativa financeira, e com tecnologias acessíveis. Esse é um dos primeiros passos para acabar com lixões e aterros sanitários no Brasil”, afirmou Robson Lacerda, sócio -fundador da Reverciclo.

Fazem parte desse ecossistema empresas, consultores ambientais, destinadoras, transportadores, sindicatos patronais e a própria Reverciclo. Ao se cadastrar na plataforma, esses agentes encontram, entre outras funcionalidades, um fórum para fazer perguntas e obter respostas de consultores sobre questões ambientais relacionadas ao seu negócio.

Solução sustentável que gera lucro

Atualmente, empresas que geram resíduos precisam pagar terceirizadas que levam esse material para serem descartados em aterros sanitários. Na Comunidade MESA CIRCULAR, o resíduo que gerava custo, vira oportunidade de negócio e ganha uma destinação mais circular, sendo adquirido por outras empresas, para reaproveitá-lo.

Na plataforma, além do acesso ao fórum, os empresários podem fazer orçamentos e cadastrar os resíduos de sua empresa para venda.

“A adesão e permanência de todos na Comunidade é gratuita. Para os envolvidos, há geração de valor positivo, seja financeiro, seja em reputação em ESG”, explicou Robson.

Para conhecer a plataforma e saber todas as vantagens específicas geradas para transportadoras, recicladoras e consultores acesse mesacircular.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *