“O vidro é definitivamente muito melhor do que o plástico por o vidro ser um material ‘natural’. Ou?”
O vidro é ecologicamente correto e o plástico é um material químico ruim. Você também acha? Então você está pensando errado – porque o cálculo de se o vidro é mais sustentável do que o plástico é mais complicado.
Vidro versus plástico: o vidro é realmente melhor para o meio ambiente?
O peso do material pesa particularmente na avaliação do ciclo de vida do vidro, porque o vidro pesa significativamente mais do que o plástico. Uma garrafa de vidro de 500 ml pesa nove vezes mais do que uma garrafa de 500 ml de plástico, portanto, um palete com 640 garrafas de vidro é 142 kg mais pesado que um palete de garrafas de plástico. Um caminhão completo pesa ainda mais 4,7 toneladas. Além disso, as garrafas plásticas podem ser facilmente empilhadas umas sobre as outras sem ferramentas especiais, aproveitando melhor o volume de transporte.
As fábricas de vidro, ou seja, as instalações de produção, quase nunca estão nas proximidades das fábricas de engarrafamento. A garrafa de vidro pesada e não cheia deve ser levada ao engarrafador como vazia. Tudo isso aumenta enormemente a pegada de carbono das garrafas de vidro. As garrafas plásticas, por outro lado, geralmente são fabricadas no que é conhecido como produção parede a parede, bem ao lado das plantas de engarrafamento, o que quase elimina a distância de transporte. É assim que empresas como a fundadora Werner & Mertz faz isso.
E depois há o consumo de energia da reciclagem: derreter vidro a cerca de 1600 graus requer quase tanta energia quanto a produção de vidro novo. Dependendo do tipo de plástico, o ponto de fusão do plástico está entre 90 e 260 graus e, portanto, é significativamente menor.
Conclusão: Com frascos para detergentes, agentes de limpeza e cosméticos, o plástico tem um equilíbrio ecológico significativamente melhor do que o vidro, graças ao menor peso de transporte e consumo de energia. As embalagens plásticas também podem ser uma alternativa ecológica ao vidro em muitas outras áreas.
Recicle o plástico corretamente – você pode fazer isso
A palavra mágica é: design para reciclagem. As embalagens feitas de acordo com este princípio são particularmente fáceis de reciclar. Portanto, ao fazer compras, preste atenção às embalagens claras ou transparentes e que o rótulo e a tampa possam ser facilmente descolados da embalagem. Quanto mais fácil for separar os diferentes tipos de plástico, melhor. Porque uma mistura de plástico dificulta a reciclagem e, na pior das hipóteses, garante que as embalagens sejam separadas e queimadas. Se você quiser evitar isso, use embalagens recicladas e recicláveis. Quanto mais vezes melhor.
Ainda precisamos de embalagens plásticas?
Embalagens plásticas ecologicamente corretas – isso não é uma contradição em termos. Porque nem todo plástico é igual: o plástico otimizado para reciclagem tem muitas propriedades positivas que o tornam o material de embalagem ideal.
Fonte: https://initiative-frosch.de/glas-oder-plastikflaschen-was-ist-besser-fuer-die-umwelt/