Analisamos como empresas mexicanas e latino-americanas implementam práticas circulares com base em seis ações: regenerar, compartilhar, otimizar, fechar o ciclo, virtualizar e trocar.
Um modelo econômico como o atual, em que os recursos limitados do planeta são explorados indiscriminadamente, é claramente insustentável. Nosso sistema linear começa com a extração de recursos virgens e termina com seu eventual descarte, poluente e ineficiente por design. Em vez disso, a economia circular busca reverter essa dinâmica regenerando os sistemas naturais e sociais e criando oportunidades para a prosperidade econômica e social e implementando novos modelos de operação industrial.
Como parte do grupo de trabalho da Agenda 2030 sobre Economia Circular, o grupo de pesquisa SWIT da Escola de Negócios EGADE contribui para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas no México.
Em colaboração com o Business Coordinating Council e o Global Compact Mexico, publicamos recentemente um estudo detalhando os desafios que o setor privado enfrenta e as ações que devem ser implementadas para alcançar os objetivos do México como economia circular. O documento “Boas Práticas em Economia Circular” fornece ferramentas para ajudar empresas mexicanas de qualquer tamanho a passar de uma economia linear para uma circular em favor do desenvolvimento sustentável do país.
Começando a mudar o paradigma de negócios
A economia circular é um sistema industrial que é regenerativo ou restaurador por intenção e design. Ou seja, por um lado, prioriza a geração de impactos positivos, e não apenas a redução dos negativos; e, por outro lado, exige repensar como são desenhados produtos, processos, modelos de negócios e até regiões inteiras.
Apesar de sua crescente aceitação no México e na América Latina, há pouca documentação de histórias de sucesso cotidianas envolvendo a economia circular. Esse déficit se deve principalmente ao desconhecimento do conceito, a faltar condições favoráveis no ambiente e à comunicação mínima de projetos bem-sucedidos. Nosso documento busca preencher essa lacuna descrevendo casos de alta relevância na região que podem inspirar organizações de diversos setores.
O esforço para passar de um modelo linear para um circular implica a superação de grandes desafios, incluindo uma mudança sistêmica tanto no funcionamento das organizações quanto em seu modelo de negócios, além de transformar a forma de colaborar com os stakeholders.
Aplicando a estrutura ReSOLVE
Desenvolvido pela Ellen MacArthur Foundation, usamos esse princípio orientador para classificar as iniciativas circulares com base nos princípios-chave da economia circular. O ReSOLVE analisa seis dimensões, ações ou oportunidades: Regerar , Compartilhar, Otimizar , Loop , Virtualizar e Trocar .
- Regenerar e restaurar o capital natural
Na primeira dimensão da ReSOLVE, encontramos a história de sucesso do Grupo AlEn , empresa fundada em Monterrey que fabrica e comercializa produtos de limpeza doméstica. Em 2011, a empresa fez um investimento agroflorestal em práticas regenerativas, sustentáveis e de comércio justo com o projeto Uumbal, dedicado à produção e processamento de óleo de palma e resina de pinus certificados.
Uumbal converteu terras de pecuária em Veracruz, Tabasco, Chiapas e Campeche em áreas dedicadas à silvicultura e agricultura, alocando quase 4.000 hectares para a conservação de florestas naturais e secundárias, 10.000 para plantio de palmeiras e 5.000 para pinheiros. Isso contribuiu para a fixação de aproximadamente 20.775 tCO2, bem como a proteção de mais de 300 espécies de flora e fauna nas áreas de conservação.
Além disso, tornou sua planta de óleo de palma autossuficiente em energia por meio de fontes renováveis. Assim, a empresa tornou-se mais sustentável, contribui para a restauração de ecossistemas e devolve recursos biológicos à biosfera.
- Compartilhar: maximizar a utilização de ativos
A criação de um pantanal em Cihuatlán (Jalisco) é um passo importante na estratégia circular da Arca Continental , a segunda maior engarrafadora da The Coca-Cola Company na América Latina. Com o compromisso de devolver 100% da água utilizada em suas operações para a natureza, criou uma zona úmida capaz de tratar 3 milhões de litros de água urbana por dia. O resultado é água tratada para cultivo em viveiros e atividades agroflorestais realizadas por mais de 18 mil produtores.
A empresa iniciou recentemente a construção de outro pantanal no Vale do Mexicali, com capacidade para tratar 4 milhões de litros de água diariamente, beneficiando 28 mil pessoas.
Como esta história de sucesso ilustra, a dimensão “Compartilhar” se materializa por meio de ações como compartilhar ativos (bens e/ou serviços), reutilizar, participar de mercados de segunda mão, prolongar a vida útil por meio de manutenção, projetar para maior durabilidade ou upcycling para combater obsolescência.
- Otimizar: “faça mais com menos”
A empresa de papel Bio Pappel criou seu próprio modelo de economia circular chamado “Floresta Urbana”. Consiste em produzir papel e produtos de papel de alta qualidade a partir de matérias-primas 100% recicladas, desvinculando a fabricação de papel e seus derivados da extração de recursos naturais virgens e prolongando o ciclo de vida do papel.
Por meio dessa estratégia, a empresa conseguiu reduzir os resíduos poluentes e otimizar o consumo de energia e recursos naturais. Alguns números: economizou 15,7 milhões de árvores, capturou o equivalente a 29 milhões de toneladas de CO2 e recuperou e reciclou 795 toneladas de papel e papelão.
Assim, a dimensão “Otimizar” implica aumentar o desempenho ou eficiência de um produto/serviço, eliminando desperdícios nas cadeias de produção e abastecimento e reduzindo o impacto do ciclo de vida dos produtos/serviços. O potencial de big data, automação e monitoramento pode ser aproveitado, seja por meio da internet das coisas ou da indústria 4.0.
- Feche o ciclo
A maior engarrafadora do mundo em volume de vendas, a Coca-Cola FEMSA , estava preocupada com o destino de seus antigos refrigeradores. Em 2019, inaugurou a fábrica EOS – REPARE em San Juan del Río (Querétaro) para avaliar componentes de refrigeradores nos pontos de venda e aproveitá-los por meio de recuperação, reparo, reutilização ou reciclagem.
A fábrica conseguiu, assim, processar até 99% dos componentes dos frigoríficos que chegaram ao fim da sua vida útil, o que resultou na reutilização de mais de 57.000 peças mais frias em 25.000 novos electrodomésticos, poupando mais de 1,8 milhões toneladas de CO2 até o momento.
Além de reutilizar, reparar, remanufaturar e reciclar produtos, componentes ou materiais, a dimensão “Loop” do modelo ReSOLVE promove a extração de produtos bioquímicos de resíduos orgânicos e a cogeração de energia.
- Virtualize recursos físicos
A economia circular também convida os produtores a desmaterializar as operações direta ou indiretamente, por exemplo, por meio da agricultura digital, escritórios sem papel, conversão de assistentes físicos em virtuais, teletrabalho para reduzir o uso do espaço de trabalho e viagens, compras online, música digital e livros eletrônicos, etc.
A petroquímica mexicana Braskem Idesa lançou sua primeira resina de polietileno de alta densidade (PEAD) feita de material reciclado pós-consumo, com 30%, 50% e 70% de resina reciclada misturada com resina virgem. Graças à adoção deste modelo circular, a empresa aproveita os recursos naturais na produção, prolonga o ciclo de vida do plástico e gera um impacto ambiental e social positivo.
Seus resultados têm potencial para combater as mudanças climáticas, reduzindo o consumo médio doméstico de 2,1 kg de CO2 eq/kg de resina para 1,8 kg de CO2 eq/kg de resina PEAD. A empresa também conseguiu reduzir sua pegada de carbono em 80%.
- Troca por novas tecnologias ou materiais
A Natura , empresa brasileira de cosméticos, é a maior empresa B do mundo. Por meio de sua estratégia de “Circularidade Completa das Embalagens”, alcançou a circularidade plena de suas embalagens, tornando-as reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis, utiliza mais de 95% de ingredientes renováveis ou naturais e utiliza formulações com mais de 95% biodegradáveis.
Além disso, 70% do PET que a marca utiliza em seus produtos é reciclado e desde 2007 a empresa é neutra em carbono, gerando impacto social e ambiental positivo.
A dimensão “Troca” implica ações como selecionar adequadamente a aquisição de recursos, substituir e aplicar novas tecnologias mais eficientes (impressão 3D, manufatura aditiva) e escolher novos produtos ou serviços mais sustentáveis (veículos elétricos, iluminação LED, transporte multimodal, etc.).
Autores: Eduardo Enrique Aguiñaga Maldonado e Bertha Leticia Treviño Elizondo