Mudanças significativas no comportamento do consumidor são necessárias para alcançar uma transição bem-sucedida para uma economia circular. Um artigo recente publicado pelo Exeter Center for Circular Economy e pela empresa de consultoria de negócios Clarasys enfatiza o papel crítico que o comportamento do consumidor desempenha na redução do uso de recursos e desperdício.
Para mudar para uma economia circular, as empresas precisarão fazer mais do que apenas desenvolver novos produtos e serviços circulares. Eles precisarão fazer esforços significativos para alterar o comportamento do consumidor para que os consumidores adotem correta e efetivamente produtos e serviços sustentáveis.
Para fazer a transição para modelos de negócios circulares, as empresas precisarão não apenas satisfazer as necessidades de seus clientes, especialmente em termos de qualidade, preço, conveniência, identidade e confiança, mas também levar em consideração preocupações como higiene e contaminação de produtos, linguagem e comunicação usados para comercializar novas ofertas e o nível de habilidades de economia circular necessárias para manter os produtos por mais tempo .
Apenas cerca de 10% dos artigos revisados por pares sobre economia circular enfatizam “consumo”, “clientes” ou “usuários”. Acadêmicos sugeriram anteriormente que uma maior atenção à experiência do cliente é a chave para as empresas integrarem com sucesso os modelos de negócios circulares. Eles ilustraram ainda mais o que uma jornada do cliente B2C do futuro implicaria, contrastando as jornadas lineares convencionais do cliente “tirar-fazer-desperdiçar” com as circulares.
Uma implementação eficaz do modelo de negócios circular deve considerar elementos como princípios de design circular, consumo consciente focado nas necessidades, consumo baseado na comunidade e um foco maior na acessibilidade para garantir que os produtos sejam acessíveis a todos.
Na Europa, os decisores políticos estão a tornar-se mais conscientes da importância de incentivar os consumidores a tomar decisões mais amigas do ambiente, respeitando ao mesmo tempo a sua liberdade de escolha.
Apesar das melhorias na eficiência dos recursos, as políticas que abordam os sistemas de produção e consumo são muitas vezes insuficientes para responder à crescente demanda por recursos . Para criar políticas de consumo eficazes, é necessário ter uma compreensão completa dos elementos que influenciam o comportamento do consumidor. Abaixo estão alguns desses elementos:
Fatores ECONÔMICOS
Inclua preços e outros custos e receitas relacionados. Um fator adicional a ser considerado é como o consumidor avalia o custo e benefício presente e futuro.
Tomando uma decisão
Isso inclui as informações que estão disponíveis para os consumidores e como eles as compreendem. Se os consumidores conseguirem entender o impacto positivo que os produtos circulares têm, isso os ajudará a fazer escolhas mais informadas ao comprar produtos.
Satisfação das necessidades
Isso inclui analisar se o produto atende às necessidades dos consumidores. O produto deve abranger fatores como disponibilidade, qualidade e desempenho.
Por meio de estratégias e métodos de longo prazo, como publicidade ou influência de mídia social, as estratégias de marketing do setor privado trabalham para modificar essas variáveis, frequentemente defendendo sistemas lineares de produtos. Ao criar mecanismos para a formulação de políticas que visem especificamente essas questões ou ao limitar o impacto de campanhas de marketing que promovem itens lineares, os formuladores de políticas podem ter um impacto sobre esses fatores e criar mudanças comportamentais em direção a uma mentalidade de economia circular.
Dependendo do tipo de instrumento político e do grau de envolvimento do consumidor na escolha, podem ser investigadas diferentes possibilidades de estímulo ao comportamento do consumidor (por exemplo, desde o simples fornecimento de informações até restrições e proibições). Um esforço político deve vincular claramente a medida proposta às causas para ser eficaz.
Fonte: https://www.circularinnovationlab.com/post/consumer-behaviour-is-key-to-developing-a-circular-economy