CURIOSO SOBRE A ECONOMIA CIRCULAR?

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“Novas evidências sobre o que realmente leva os consumidores a buscar informações sobre o ciclo de vida do produto e a comprar “circular”

Compartilho a publicação de Fabio Iraldo

Professor Titular de Gestão na Scuola Superiore Sant’Anna

Para entender como os consumidores são atraídos por “pistas verdes” para a economia circular e são levados a buscar mais informações sobre a pegada ambiental do produto, influenciando sua decisão de compra, realizamos uma pesquisa em nível internacional. Esta pesquisa é baseada em uma pesquisa que realizamos dentro do projeto Life MA.GIS, cujos resultados estão resumidos em um artigo recém-publicado sobre “Estratégia de Negócios e Meio Ambiente”.

A adoção da economia circular reaproveitou os hábitos tradicionais de consumo, ampliando as oportunidades para os consumidores comprarem “verde” e, portanto, protegerem o meio ambiente, reduzindo ou prevenindo os impactos ao longo de todo o ciclo de vida do produto.

Com base nas teorias racionais e morais existentes na mudança comportamental, nossa pesquisa amplia a compreensão do envolvimento do consumidor na economia circular, investigando se a exposição a pistas “verdes” pode desencadear a busca de informações adicionais e capacitar os consumidores a contribuir para a economia circular.

Em contraste com algumas pesquisas anteriores que sugerem que a informação pode sobrecarregar os consumidores, nossa pesquisa descobriu que essas pistas “verdes” podem estimular uma maior busca por informações, o que pode fazer com que o consumidor se sinta mais capaz de efetuar mudanças por meio do consumo da economia circular.

Este estudo traça um modelo conceitual para mudança comportamental, testado em uma amostra representativa de indivíduos nos cinco maiores países europeus (n=4.161). Os resultados mostram que as pistas “verdes” externas estimulam a busca de informações dos consumidores sobre o ciclo de vida do produto e, em última análise, fazem com que eles se sintam capacitados para contribuir para a economia circular.

Os significados para acadêmicos, profissionais e formuladores de políticas são vários. Pesquisa de informações sobre o ciclo de vida do produto e, finalmente, fazê-los sentir-se capacitados para contribuir para a economia circular. Os significados para acadêmicos, profissionais e formuladores de políticas são vários.

Pesquisa de informações sobre o ciclo de vida do produto e, finalmente, fazê-los sentir-se capacitados para contribuir para a economia circular. Os significados para acadêmicos, profissionais e formuladores de políticas são vários.

Em primeiro lugar, esta pesquisa contribui para o debate teórico atual sobre o papel da informação na promoção do consumo sustentável. A busca de informações, de fato, é desencadeada por uma mistura de atitudes pessoais, crenças pessoais e interações com o ambiente externo.

Além disso, a pesquisa de informações sobre produtos verdes pode capacitar as pessoas para a economia circular de várias maneiras. Simplificando, os consumidores experientes traduzem seu compromisso com a economia circular em uma variedade de hábitos de consumo virtuosos ao longo de todo o ciclo de vida do produto.

Nossa pesquisa também oferece sugestões para profissionais de negócios. Os gerentes devem reconhecer a importância de fornecer informações valiosas sobre os atributos do produto verde. O papel dos rótulos ecológicos pode ser fundamental para satisfazer a necessidade de informação dos consumidores, mas as alegações ecológicas devem ser apoiadas por informações adicionais: o emprego de soluções digitais como códigos QR e códigos de barras pode levar os consumidores a fontes confiáveis ​​de informação e, em última análise, satisfazer sua necessidade de conhecimento.

Finalmente, as implicações políticas decorrem de nossa pesquisa. Métricas baseadas na lógica do ciclo de vida, como a Avaliação Internacional do Ciclo de Vida ou a Pegada Ambiental do Produto Europeu (PEF), podem representar metodologias robustas para produzir informações confiáveis. A ideia da Comissão Europeia, como surgiu no recente Plano de Ação da Economia Circular, de vincular reivindicações verdes às metodologias de ACV pode representar uma intervenção política eficaz para tornar o mercado de produtos verdes mais transparente, reduzindo o greenwashing e atendendo às necessidades dos consumidores por informações confiáveis.

O texto completo do artigo pode ser solicitado na minha página do Researchgate, no seguinte link:

https://www.researchgate.net/publication/363241556_Curious_about_the_circular_economy_Internal_and_external_influences_on_information_search_about_the_product_lifecycle

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