O blog Faz a Conta lançado em agosto de 2020, está estreando como coluna neste mês de abril no Folha Vitória. A novidade terá destaque dentro da editoria de Economia junto às demais colunas Folha Business, também com novos colunistas sobre negócios no Espírito Santo.
Segundo uma pesquisa do Ibope, encomendada pelo C6 Bank*, apenas 21% dos brasileiros tiveram educação financeira até os 12 anos de idade, e destes, 45% não compartilham nenhuma ou poucas informações sobre o orçamento da casa para seus filhos. O estudo também aponta que 42% aprenderam sobre o tema com ensinamentos do seus pais e 37% delas não costumam falar sobre a situação financeira com os próprios parceiros.
Os números revelam a deficiência de conhecimentos financeiros básicos na população brasileira, o que traz consequências para a vida pessoal, profissional, e até empresarial da sociedade. A crise causada pelo coronavírus é um novo agravante destas consequências, pois grande parte das empresas não estavam preparadas para a redução de renda considerável que se gerou ao longo deste ano, sem reservas de emergência e sem boa administração de perdas. Para Ana Rosa Vilchez, diretora pedagógica da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (ABEFIN), a situação atual poderia ter sido melhor se os brasileiros fossem educados financeiramente a mais tempo. Assim, o interesse pelo assunto deve crescer ainda mais com o fim da pandemia.
A coluna Faz a Conta chega para cumprir este papel informativo de fonte confiável, com o objetivo de otimizar os processos empresariais, ofertar conhecimento tributário ao público e levar mais soluções reais para os investimentos e atividades contábeis e jurídicas, além de estratégias inovadoras para o desenvolvimento de empresas mais conscientes e lucrativas.
Escrita por Tamires Endringer, formada em Ciências Contábeis e com especialização na área tributária, sucessória, pericial e recuperação e reestruturação de empresas. A nova colunista traz a contabilidade como a maior ferramenta de gestão empresarial, com otimização de processos e conscientização de finanças e investimentos, para enfim, gerar melhores resultados financeiros para sua empresa.
Conheça mais e alie sua marca ao conteúdo do Faz a Conta.
*A pesquisa foi realizada com 2 mil internautas de todas as regiões do Brasil, homens e mulheres, maiores de 16 anos e das classes ABC.