Falando de Planos e Projetos.
Já é sabido que somos resistentes ao processo de planejamento, e até mesmo quando a ferramenta é usada, parece que acontece quase que “por obrigação” de algum contrato e ou de normas de governo, como no caso do famoso PPA. Deming falava sobre o “pensamento estatístico”, ou seja, a capacidade que precisamos ter de usar a ciência dos números para embasar as decisões gerenciais. Parodiando Deming, poderíamos falar em “pensamento planejado”, ou seja, incorporar ao raciocínio gerencial a prática do planejamento como fundamento básico para todas as ações.
Numa determinada época (anos 90), o grande e saudoso amigo e engenheiro, José Alberto Rabelo Pinheiro, o Carecão, como era carinhosamente chamado, nos convidou para um passeio de 30 dias pelo sul, região central e norte dos EUA. Grande parte da viagem de férias seria via AMTRAK (Sistema ferroviário), cobrindo Detroit, Pittisburg e New York. Mas tinha um detalhe, se fosse feito um planejamento antecipado da viagem os preços dos trechos cairiam quase que 50% do valor original. PLANEJAMENTO! A princípio todos nós ficamos meio traumatizados com a imposição de planejar, isso mesmo, não estávamos acostumados a pensar o planejamento e praticá-lo.
Um planejamento pode ser composto de vários projetos, ou segmentos que possam estabelecer a estratificação do grande objetivos em partes menores que comunicam-se entre si. J.M. Juran, o grande guru da Gestão da Qualidade, afirmava em seus livros e palestras, que a melhor forma de gerenciar uma empresa, com eficácia e resultados, seria o gerenciamento por projetos. Esta concepção, na visão de Juran, possibilitava a melhoria dos resultados com base em grupos menores de pessoas, conhecedores dos processos envolvidos, e autores próximos da concepção e implantação dos ditos projetos. Em seu Quality Management Handbook, Juran cita também a visão profunda de projeto em seu CICLO DE CONTROLE DE JURAN, amplamente aplicado em empresas e organizações focadas em resultados.
Nossa reflexão de fechamento deste texto deixa como reforço ao entendimento de Planos e Projetos, o conhecimento e prática do Método PDCA. Falaremos mais sobre o assunto em novos posts. Aguardem.
Enquanto esperamos novos artigos e reflexões sobre o tema, lembre-se, planejar não é apenas usar ferramentas de controle, planejar é REDUZIR CUSTOS, e melhorar resultados ao cliente, portanto, atingir a melhor produtividade.