A gestão organizacional se torna estratégica quando se mobiliza rumo às metas e desafios futuros. O gerenciamento da rotina é igualmente importante porém se estabelece em termos de garantir a estabilidade da empresa, a Gestão Estratégica vê na liderança do seu setor e mercado sua razão principal de obtenção de resultados.
O QUE UMA ORGANIZAÇÃO DEVE BUSCAR?
Em termos gerais, os objetivos de busca são simples, porém duros de se atingir, pois exigem muito esforço. inteligência, visão e competência dos seus dirigentes. Na figura a seguir listamos 5 grandes objetivos que uma empresa deve atingir: 1. Crescimento progressivo e sustentável, 2. Aumento da participação no mercado em que atual visando competitividade, 3. Melhoria contínua de resultados em termos de processo, produto e lucratividade; 4. Capacidade de reversão das crises (que não são poucas); e finalizando, o 5. fortalecimento da imagem e confiabilidade da organização.
Tais objetivos são parte do conjunto de fatores que podem estar retratados na Missão e Política de Gestão da organização. De uma forma sintética o que realmente queremos sob o ponto de vista da gestão focada em resultados, é: Reduzir os custos, Aumentar a rentabilidade, Melhorar a base de clientes, inclusive sua satisfação em relação à empresa, Melhoria da rastreabilidade e confiabilidade e fechando o ciclo, a questão básica da produtividade.
A produtividade, entendida de forma sistêmica é base para a lucratividade, e seu conceito, definido no quadro seguinte é o de FAZER MAIS E MELHOR (DIFERENCIAÇÃO E INOVAÇÃO), GASTANDO MELHOR E MENOS. Pronto! Agora é só comemorar o sucesso.
Na figura abaixo fica claro também que a composição da equação passa por 4 grandes áreas da qualidade que integram a geração de valor ao cliente, ou seja, a QUALIDADE DO PLANEJAMENTO, DO PROJETO, DA EXECUÇÃO (qualidade intrínseca) e finalmente da QUALIDADE SOB O PONTO DE VISTA DO USO PELO CLIENTE. Uffa. É cansativo, mas é assim mesmo, e exige ainda estudos, pesquisas e conhecimento profundo (Deming).
A equação, na visão simplista, forma-se pelo aumento do valor ao cliente (qualidade + inovação) e pela redução sistemática do custo pela boa gestão dos fatores produtivos.
Vamos colocar em prática? A experimentação é a melhor forma de realmente, aprendermos filosofia e método da lucratividade. Mãos à obra, e participem do seminário de GESTÃO ESTRATÉGICA Unicom, no dia 26. Lá iremos aprofundar o tema.