A gestão organizacional se torna estratégica quando se mobiliza rumo às metas e desafios futuros. O gerenciamento da rotina é igualmente importante porém se estabelece em termos de garantir a estabilidade da empresa, a Gestão Estratégica vê na liderança do seu setor e mercado sua razão principal de obtenção de resultados.

O QUE UMA ORGANIZAÇÃO DEVE BUSCAR?

Em termos gerais, os objetivos de busca são simples, porém duros de se atingir, pois exigem muito esforço. inteligência, visão e competência dos seus dirigentes. Na figura a seguir listamos 5 grandes objetivos que uma empresa deve atingir: 1. Crescimento progressivo e sustentável, 2. Aumento da participação no mercado em que atual visando competitividade, 3. Melhoria contínua de resultados em termos de processo, produto e lucratividade; 4. Capacidade de reversão das crises (que não são poucas); e finalizando, o 5. fortalecimento da imagem e confiabilidade da organização.

Tais objetivos são parte do conjunto de fatores que podem estar retratados na Missão e Política de Gestão da organização. De uma forma sintética o que realmente queremos sob o ponto de vista da gestão focada em resultados, é: Reduzir os custos, Aumentar a rentabilidade, Melhorar a base de clientes, inclusive sua satisfação em relação à empresa, Melhoria da rastreabilidade e confiabilidade e fechando o ciclo, a questão básica da produtividade.

A produtividade, entendida de forma sistêmica é base para a lucratividade, e seu conceito, definido no quadro seguinte é o de FAZER MAIS E MELHOR (DIFERENCIAÇÃO E INOVAÇÃO), GASTANDO MELHOR E MENOS. Pronto! Agora é só comemorar o sucesso.

Na figura abaixo fica claro também que a composição da equação passa por 4 grandes áreas da qualidade que integram a geração de valor ao cliente, ou seja, a QUALIDADE DO PLANEJAMENTO, DO PROJETO, DA EXECUÇÃO (qualidade intrínseca) e finalmente da QUALIDADE SOB O PONTO DE VISTA DO USO PELO CLIENTE. Uffa. É cansativo, mas é assim mesmo, e exige ainda estudos, pesquisas e conhecimento profundo (Deming).

A equação, na visão simplista, forma-se pelo aumento do valor ao cliente (qualidade + inovação) e pela redução sistemática do custo pela boa gestão dos fatores produtivos.

Vamos colocar em prática? A experimentação é a melhor forma de realmente, aprendermos filosofia e método da lucratividade. Mãos à obra, e participem do seminário de GESTÃO ESTRATÉGICA  Unicom, no dia 26. Lá iremos aprofundar o tema.

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.