O sucesso de uma carreira profissional passa pela necessidade de fazer boas apresentações para públicos específicos ou no geral. No conjunto da obra, a apresentação em si é um processo de venda – alguém está sempre vendendo algo para alguém e aqui estão também profissionais e empresas que buscam resultados a partir de clientes, parceiros e até mesmo no enfrentamento de concorrentes.
Em nossa experiência como professor, palestrante e gestor na áreas da engenharia industrial e do programa de Qualidade Total da antiga Cia Siderúrgica de Tubarão e depois como consultor do CEBICT/UBQ.ES, sempre nossos vimos desafiados pela necessidade do ofício – cursos, palestras, demonstrações e vendas de ideias e projetos para governos, empresas, universidades e um leque imenso de temas, lugares e situações.
Ao ler a matéria da Revista Época Negócios, a qual somos assinantes, veio a tona o grande desafio (permanete) de fazer boas e convincentes apresentações – Vamos ver em seguida o texto do artigo que tem como personagem o grande Steve Jobs:
“Encantado com a capacidade de Steve Jobs tornar o lançamento de qualquer produto um grande evento, o autor norte-americano Carmine Gallo decidiu investigar as técnicas usadas pelo cofundador da Apple para criar apresentações de impacto. As conclusões resultaram no livro ‘The presentation Secrets of Steve Jobs – How to be insanely Great in Front of Any Audience’ (‘Faça como Steve Jobs e realize apresentações incríveis em qualquer situação’), lançado no Brasil pela editora Lua de Papel.
Ficou interessado? A revista Business Insider publicou uma lista com 18 dicas do livro para que qualquer mortal consiga fazer uma apresentação digna de um Steve Jobs. Confira:
1. Faça um planejamento analógico
Nada de perder tempo de cara no Power Point. A melhor estratégia é organizar suas ideias em uma folha de papel, um quadro ou cartões, para só então criar uma apresentação no computador. Comentário do Blog: Nossa prática inclui desenhos e quadros com design próprio já que existe uma habilidade nesse sentido. Essa formatação causa excelente impressão junto ao público alvo em nossas apresentações (ver desenho abaixo).
2. Responda a pergunta mais importante
“Por que eu deveria me importar com o que está sendo dito?”
3. Desenvolva um propósito messiânico
De onde vem a sua paixão pelo assunto a ser tratado? Transmita essa paixão para a sua audiência.
4. Crie frases como se fossem posts no Twitter
As pessoas não querem ler um grande texto, elas querem ouvir uma história. Seja direto.
5. Desenhe um mapa
Crie uma estrutura de três atos para a sua apresentação, de forma que o público perceba que ela tem começo, meio e fim.
6. Apresente um antagonista
Mostre qual o problema a ser resolvido ou inimigo a ser vencido.
7. Revele o herói
Qual a solução para o problema? Qual a inovação ou novidade que vai levar à vitória?
8. Canalize o seu eu interior
Mantenha toda a apresentação simples, objetiva e minimalista
9. Enfeite seus números
Apresente as estatísticas de um jeito que seja relevante para sua audiência
10.Use palavras incrivelmente velozes
Reveja sua apresentação e edite, edite, edite…
11. Compartilhe o palco
Uma apresentação não deve ser o show de um homem só. Se possível, reveze com outras pessoas.
12. Dê vida a sua apresentação
Adicione vida removendo excessos de explicações e dando exemplos.
13. Revele algo inesperado
Há sempre uma surpresa no fim – uma surpresa planejada.
14. Tenha presença de palco
Domine sua linguagem corporal e faça movimentos que tenham a ver com a apresentação.
15. Faça parecer fácil
Ensaie, ensaie e ensaie.
16. Vista uma roupa adequada
Se vista como o líder que você sonha em se tornar.
17. Fale de forma natural
Uma vez que voce ensaiou seu discurso, fale de forma relaxada e natural.
18. Divirta-se
Mesmo se as coisas forem para o lado errado, divirta-se com elas.
Agora é só colocar os ensinamentos na prática. A UBQ-ES tem várias cursos disponíveis na modalidade “in company” em parceira com a Fundação Espírito-santense de Tecnologia – FEST, e um deles é o de Técnicas de Apresentações e Recursos digitais – fale com a Fest no 3345 7555, sobre os cursos “In company”.
Ótimo artigo!
Não adianta desenvolver um projeto com excelência se não souber como expressar de forma intuitiva ao expectador quais são as vantagens em adquirir determinado serviço/software.
Excelente post! Como, aliás, é tudo com a assinatura de Getúlio Apolinário!