Nossa busca incessante pelos melhores resultados de Qualidade, Inovação e Produtividade nos leva a um ambiente mais amplo e terrenos férteis para as boas ideias e métodos de gestão. Todo este conjunto de alternativas metodológicas em muitos casos, nos abre novas frentes para o aprendizado, lembrando a célebre frase do Dr. Deming: Nada substitui o conhecimento profundo.
Mas, enfim, O que é o Lean Manufacturing?
Lean é uma metodologia centrada no cliente usada para melhorar continuamente qualquer processo através da eliminação de desperdício em tudo o que se faz. Ele se baseia nas ideias de “Melhoramento Incremental Contínuo” e “Respeito pelas Pessoas”.
Veja a figura sistematizada a seguir:
Aqui a Casa da Qualidade (Casa do Sistema de Produção Lean) é vista de forma estruturada sendo composta de várias técnicas dentro do ecossistema da gestão focada no cliente/resultados.
Foco nos fundamentos – Os princípios básicos do Lean são:
- Focar na entrega efetiva de valor ao Cliente.
- Respeitar e engajar as pessoas motivando-as e promovendo a produtividade.
- Melhorar o Fluxo de Valor por meio da eliminação de todos os tipos de desperdícios.
- Manter o Fluxo contínuo.
- Introduzir inovações através do sistema.
- Buscar a Perfeição via melhoria continua (Kaizen).
- Potencializar a limpeza, organização, e padronização pela aplicação dos 5S
- Outras ferramentas acessórias.
Se o cliente diz a você o que ele valoriza (pesquisa), os processos melhorados tornam-se mais produtivos e focados no mercado. Esta avaliação é contínua junto aos clientes.
Ouvindo sistematicamente os seus clientes você passa a ter um conjunto de competências onde:
- Você pode e deve transformar o produto ou serviço continuamente.
- O cliente deve estar disposto a “pagar” pelo valor agregado e não apenas pelo preço estipulado.
- O produto ou serviço deve ser feito da forma certa desde a primeira vez – para isto acontecer nada melhor do que investir no conceito e prática do PDCA:
Se você não atende a esses critérios, então os seus processos tem atividades sem valor agregado ou desperdício.
O que é “desperdício” afinal?
O desperdício vem em três formas na visão Japonesa da Gestão Lean:
- Mura ou desperdício por irregularidade.
- Muri ou desperdício por sobrecarga ou estresse de pessoas, equipamentos ou sistemas.
- Muda, também conhecida como as “sete formas de desperdício”.
A seguir estão alguns dos tipos de desperdícios mais comumente associados ao Lean:
- Transporte: Existe uma movimentação desnecessária (sem valor agregado) de peças, materiais ou informação entre processos?
- Espera: Pessoas, peças, sistemas ou instalações estão ociosos – esperando até que um ciclo de trabalho seja completado?
- Superprodução: Você está produzindo mais cedo, mais rápido ou em maior quantidade do que o cliente está demandando?
- Defeitos: O processo resulta em qualquer coisa que o cliente consideraria inaceitável?
Concluindo: Foco no cliente/mercado, agregação de valor via métodos e técnicas aplicados aos processos, Inovação e rígido combate ao Desperdício. Fazer mais e melhor (Qualidade e Inovação) pelo menor custo.
Fonte: Natalie J. Sayer e Bruce Williams – Lean Para Leigos – Ed. Alta books
Destaques e ilustrações: Getulio A. Ferreira – Blog G&R