Nosso foco na excelência está intimamente relacionado com uma série de experiências vivenciadas no meio industrial e também em outras situações onde a análise e melhoria da eficácia de processos determinavam resultados de produtividade. A produtividade deve ser vista na relação entre o aumento do valor agregado e inovação ao mercado/cliente e o custo para obter tais resultados. Quanto maior o valor e menor o custo, maior será a produtividade e condições plenas de competitividade. Vale para organizações privadas e públicas que tenham verdadeiramente o foco no cliente.
As considerações abaixo tratam especialmente de perdas ou desperdícios nas empresas, ou seja, poderosas dicas dos autores do livro Guia para a Excelência de Produção, importantes também em função do momento que o mundo e o Brasil passa em termos de crises econômicas, políticas e sociais.
Vamos ao texto: A excelência de produção está baseada nas noções de aperfeiçoamento contínuo (Kaizen), simplicidade e eliminação de desperdício. Desperdício é algo que não adiciona valor ao produto ou serviço.
Premissas da excelência de produção nas empresas
- A qualidade é vista como a satisfação das necessidades dos clientes. Esta é a orientação principal de todos os empregados.
- Há um compromisso predominante para reduzir a variação do processo. Controlar o processo é o caminho para assegurar a qualidade do produto. A inspeção está na origem. Inspeção, processos de produção e produto são projetados para serem altamente confiáveis.
- Espera-se que todos os empregados sejam solucionadores de problemas, isto é: a) identifiquem problemas e soluções alternativas, b) participem da implantação de melhoramentos, c) participem do estabelecimento de objetivos. Espera-se, também que haja comprometimento em desenvolver o pessoal e utilizar todo seu potencial.
- Todas as pessoas são informadas regularmente sobre as necessidades e a abordagem de seus concorrentes para satisfazer as necessidades dos clientes.
- Todos os locais de trabalho (incluindo o escritório) devem estar bem organizados; há um lugar para cada coisa e cada coisa está em seu devido lugar, limpa e pronta para ser usada. Aqui destacamos a importância no investimento no Projeto 5S – ou seja, praticar os sensos de Descarte/Utilização, Limpeza, Ordem/Organização, Higiene/Saúde e Auto Disciplina/Padronização.
- A redução do tempo de preparo das máquinas e equipamentos é um objetivo importante, porque aumenta a flexibilidade, reduz o ciclo de processamento e possibilita a produção de lotes muito pequenos, garantindo que os problemas de qualidade sejam detectados rapidamente.
- São utilizados ao máximo processos em células com enfoque no produto, tanto no escritório quanto na fábrica.
- O estoque é agressivamente reduzido para revelar problemas. Estoques altos encobrem imperfeições e o mal planejamento, ou a falta dele.
- A manutenção preventiva é rigorosamente empregada, envolvendo todos os empregados, e é considerada um meio para aumentar a compreensão do processo e reduzir os custos de forma sistêmica evitando quebras e paradas não programadas.
- Os fluxos administrativos e da fábrica são balanceados ao máximo. O ideal é que as necessidades de um dia de qualquer item sejam executadas diariamente. A finalidade é adequar a produção diária à demanda diária do cliente.
- Os produtos são planejados com a facilidade de produção, o meio ambiente e a segurança em mente. Ajusta-se neste item o estudo e aplicação dos 10 pilares das empresas WCM inspiradas no Sistema Toyota de Produção:
- Os layouts da fábrica e do escritório devem ser os mais compactos e eficientes possíveis, para assegurar baixo estoque, numa condição que promove produtividade e qualidade, e também para facilitar o controle pela visão dos processos.
- Em termos práticos, deve ser desenvolvida uma rede altamente integrada com fornecedores e clientes. Os fornecedores são vistos e se veem como sócios do negócio. Existe um compromisso mútuo de longo prazo entre fornecedores e clientes.
- Um objetivo máximo é executar tudo sob encomenda. Para esta finalidade, os sistemas de controle da produção devem evoluir ao máximo, dos complexos sistemas push para os mais simples sistemas pull. (Produção Puxada)
- A recompensa da gerência está fortemente baseada sobre o índice de aperfeiçoamento e sua contribuição ao grau de envolvimento dos empregados. O número de ideias criado por todos os empregados e a porcentagem implantada são medidas importantes neste aspecto.
Fonte – Guia para Excelência de Produção, Ernest C. Huge E Alan D. Anderson, Atlas Editora e anotações de aula do curso de Pós Graduação WEG, WCM – World Class Manufacturing – Ferreira, Getulio