Economia

BNDES ressalta oportunidades em tecnologia da informação

Rio – As empresas brasileiras precisam ser preparadas para aproveitar oportunidades de desenvolvimento de tecnologias da informação, já que hoje o País tem “horizonte de planejamento estratégico”, disse, nesta quarta-feira, 14, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho.

Após dizer que o País “amadureceu, tem hoje horizonte de planejamento estratégico, com inflação sob controle e todos os elementos macroeconômicos”, Coutinho afirmou, na abertura de um seminário sobre tecnologias de “internet das coisas” (em carros, aparelhos domésticos etc.): “Precisamos preparar nossas empresas para que se desenvolvam e aproveitem essa oportunidade. Por que não pensar em novas empresas? E também convidar e acolher as empresas internacionais para mostrar que o Brasil está preparado para ser plataforma para desenvolver essas tecnologias”.

Coutinho ressaltou que os investimentos em tecnologia podem gerar economia em diversas áreas, além de desenvolvimento para o País. “Estamos na aurora, no início de um processo de muita escala, que pode gerar para a sociedade uma economia de custos, porque todos os sistemas podem se tornar mais eficientes: reduzir custo de energia, de combustíveis. Então há potencial tremendo de poupança de capital, de poupança de insumos, de energia. Como há potencial de criação de novos negócios, de novas esferas que ainda não estão muito evidentes nesses momento”, enumerou o presidente do BNDES.