O trecho capixaba da BR-101 – que vai do trevo de acesso à cidade de Mucuri, no sul da Bahia, até a divisa com o Rio de Janeiro, totalizando 475,9 quilômetros – recebeu nos últimos cinco anos investimentos da ordem de R$ 1,2 bilhão, aplicados em serviços operacionais, obras de manutenção e ampliação, e ações sociais e educacionais visando à conscientização dos usuários da rodovia.
A Eco101, concessionária responsável por sua administração e aplicação dos recursos, explica que a prioridade foi garantir as boas condições da via e reduzir o número de acidentes. Sendo assim, já no primeiro ano de concessão, período ainda sem arrecadação de pedágios, foram investidos mais de R$ 150 milhões.
Conforme informa a Gerência de Engenharia (GEN) da concessionária, diariamente, equipes de obras e conservação realizaram serviços de restauração e reparo do pavimento, roçada, recuperação de taludes e limpeza. Em 2018, inclusive, houve a revitalização da sinalização horizontal e vertical no trecho entre o quilômetro 305, em Viana, e 461, em Mimoso do Sul, e também no trecho norte entre os quilômetros 1, em Pedro Canário, e 270, na Serra, contabilizando ao todo mais de cinco mil novas placas de advertência, regulamentação, indicativas e educativas.
Outra iniciativa relevante para a segurança do trânsito na BR-101, visto que melhora a visibilidade do motorista, foi a implantação de mais de 160 mil tachas e tachões refletivos, a pintura de Linhas de Estímulo à Redução de Velocidade, e a colocação de balizadores, que direcionam o veículo na pista, e defensas metálicas, que são dispositivos de proteção fixados às margens da rodovia. Por ser de sua responsabilidade, a Eco101 ainda fez o fechamento de acessos irregulares, a implantação de semáforos, passarelas e lombadas, e a adequação da geometria da pista em diversos pontos da BR-101.
Segundo a empresa, todas essas intervenções são realizadas após estudos feitos por um grupo de profissionais que fazem parte do Programa de Redução de Acidentes (PRA), realizado pela Gerência de Atendimento ao Usuário (GAU). Em reuniões quinzenais são discutidas medidas para aumentar a segurança viária e minimizar os acidentes.
Estudos também foram realizados com o objetivo de desenvolver melhores tecnologias para pavimentação asfáltica. Segundo a Eco101, por meio de uma parceria com o Departamento de Geotecnia e Pavimentação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), foi implantado um simulador de tráfego às margens da BR-101 no município de Anchieta. O equipamento – no país só existem dois dele – analisa por 24 horas as condições de desgaste da pista a partir de um eixo que se desloca continuamente como se fosse um veículo. Dessa forma, em três meses foi possível simular o tráfego de dez anos e obter dados para a busca de soluções de melhor qualidade, custo e resistência de materiais.
Atualmente, a Eco101 já utiliza o asfalto borracha nas obras de duplicação. Unindo tecnologia e sustentabilidade, a cada um quilômetro de pista implantada, são utilizados 700 pneus de caminhão ou 2.020 pneus de carros, material que deixa de ser descartado na natureza, sendo reutilizado de forma sustentável.
Vale lembrar que uma parte dos recursos também foi aplicada na estrutura operacional oferecida aos usuários, que contam com oito ambulâncias de emergência, quatro ambulâncias UTI, 12 guinchos leves, seis guinchos pesados, 12 veículos de inspeção de tráfego, um Centro de Controle Operacional (CCO), 12 bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) dispostas a cada 40 quilômetros e o canal 0800 7701 101, que funciona durante 24 horas para atender às solicitações ao longo do trecho.
Conscientização
Ciente de que o comportamento do motorista faz toda a diferença no aspecto da segurança nas estradas, a Eco101 investiu também em ações de conscientização para tornar o trânsito mais respeitoso e seguro. No último mês de setembro, foi realizada uma iniciativa em comemoração à Semana Nacional do Trânsito. O objetivo foi conscientizar crianças, adolescentes e adultos sobre a responsabilidade na segurança do trânsito, reconhecendo-o como um espaço de convivência e exercício da cidadania. Por meio de atividades lúdicas e pedagógicas, houve o estímulo à prática de atitudes de prevenção, solidariedade, respeito, tolerância, prudência e ética, com enfoque no respeito ao limite de velocidade, no uso do cinto de segurança, e na não utilização do celular ao dirigir.
Como os R$ 1,2 milhão foram usados?
R$ 262 milhões foram aplicados na recuperação inicial da rodovia,
R$ 40 milhões na construção de instalações operacionais (equipamentos, sistemas de informação, praças de pedágio, bases e sede),
R$ 165 milhões em vias locais,
R$ 55 milhões em passarelas e recuperação de estruturas,
R$ 131 milhões em equipamentos e sistemas,
R$ 340 milhões de serviços aos usuários
R$ 87 milhões em impostos e tributos.