Economia

BR-101 tem trechos duplicados e obras em andamento

Rodovia recebeu R$ 1,2 bilhão de investimentos nos últimos cinco anos

Nos dois últimos anos, os municípios de Anchieta, João Neiva e Ibiraçu receberam investimentos que permitiram concluir os trechos duplicados da BR-101. As intervenções foram possíveis, segundo a Eco101 – concessionária que administra 475,9 quilômetros da rodovia, no trecho que vai do trevo de acesso à cidade de Mucuri, na Bahia, até a divisa com o Rio de Janeiro –, após a solicitação de licenciamento simplificado aos órgãos ambientais, baseado na portaria 289/2013, do Ministério do Meio Ambiente, e de autorizações judiciais relacionadas à liberação da ocupação irregular da faixa de domínio, área da União às margens da via.

Foto: Foto Divulgação

Os novos trechos contam com quatro faixas de rolamento, duas para cada sentido, pavimentadas com asfalto borracha, material feito a partir de pneus reciclados e que possui maior durabilidade e proporciona maior aderência aos pneus dos veículos, principalmente em dias de chuva, evitando derrapagens e reduzindo o spray causado pelas rodas na presença de água na pista. Além disso, os percursos agora contam com barreiras rígidas ou canteiro central no eixo da pista, que separam os sentidos norte e sul, e sinalização horizontal e vertical revitalizada.

Em Anchieta, as obras aconteceram entre o km 363 e o km 365, aumentando a segurança para trafegar nessa região. Em João Neiva, entre o km 205,4 e o km 207,9, foram construídas quatro faixas de rolamento e um viaduto no cruzamento existente na comunidade de Caboclo Bernardo, na altura do km 206, que possibilita aos motoristas cruzarem a pista ou fazerem o retorno na rodovia de forma mais segura, independente da via principal. Já em Ibiraçu, do km 215,9 ao km 220,4, a melhoria foi no traçado da pista, que foi retificado para suavizar curvas muito fechadas, compatibilizando com a velocidade da via. Além das obras de ampliação, a Eco101 implantou uma passarela na altura do distrito de Guatemala.

Foto: Foto Divulgação

Dando continuidade às melhorias previstas, estão em andamento obras em oito quilômetros de Iconha – entre o km 373,5 e o km 380,3 –, contemplando o Contorno. 90% dos serviços já estão concluídos, incluindo dois viadutos – nas interseções norte e sul – que interceptam a atual BR-101, e a ponte sobre o Rio Iconha, localizada na metade do Contorno. Finalizado no último mês de outubro, já está em uso o desvio na altura do km 379,5 para a finalização das obras de encaixe do Contorno, na interseção sul, sobre a pista existente. Além disso, cerca de 70% do trecho, aproximadamente seis quilômetros, estão pavimentados. Por ficar em área de mata virgem, o Contorno também demandou serviços de corte e aterro de mais de 1,3 milhão de metros cúbicos (m³) de solo e mais de 100 mil m³ de escavações em rochas, realizadas por meio do uso controlado de explosivos.

Conforme a Eco101, desde maio deste ano, a partir da liberação em março da licença ambiental da região sul da BR-101 e seus complementos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), tiveram início as obras no trecho de 30 quilômetros entre os municípios de Viana e Guarapari, a partir do trevo com a BR-262, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O trajeto contará com três novos viadutos. O primeiro, próximo ao posto da PRF, em Viana, evitará que os veículos parem antes de seguir viagem no sentido Vitória, Guarapari ou Belo Horizonte. O segundo será construído no distrito de Amarelos, próximo à rodovia ES-388, e o terceiro será em Guarapari, na principal entrada da cidade pela BR-101. Nessa região, já foram realizadas 97% da supressão vegetal, 97% da limpeza de vegetação e 38% da terraplanagem.

Foto: Foto Divulgação

A Eco101 informa que já aplicou R$ 1,2 bilhão de recursos nesses primeiros cinco anos de concessão, contemplando obras, manutenção e serviços operacionais voltados aos usuários da rodovia, como atendimentos médicos e mecânicos. Desse total, R$ 262 milhões foram investidos na recuperação inicial da rodovia, R$ 40 milhões na construção de instalações operacionais (equipamentos, sistemas de informação, praças de pedágio, bases e sede), R$ 165 milhões em vias locais, R$ 55 milhões em passarelas e recuperação de estruturas, R$ R$ 131 milhões em equipamentos e sistemas, R$ 340 milhões em serviços aos usuários e R$ 87 milhões em impostos e tributos.