Economia

Brazilian Regional Markets: evento apresenta oportunidades do ES em SP

Além do Espírito Santo, serão evidenciados Paraná e Santa Catarina, num esforço para divulgar os mercados regionais brasileiros como alternativa ao eixo RJ-SP

As potencialidades e oportunidades de negócios do Espírito Santo serão apresentadas para investidores e empresários do principal centro financeiro do país nesta quarta-feira (24), no Brazilian Regional Markets, em São Paulo, evento promovido pelo Folha Business, numa parceria entre Apex Partners e Rede Vitória.

Foto: Rede Vitória
Evento Buy ES, em 2023, que deu origem ao Brazilian Regional Markets

O encontro será para 600 convidados, um público formado por investidores institucionais, empresários e tomadores de decisão que desejam conhecer as potencialidades e oportunidades de negócio nesses estados.

Além das oportunidades do Espírito Santo, serão evidenciadas ainda as do Paraná e Santa Catarina. Esses três estados se destacam por crescerem acima da média nacional e atraírem um volume de investimentos significativo ano a ano fora do eixo Rio-São Paulo. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Chamados de mercados regionais brasileiros, esses estados possuem potencialidades que são pouco conhecidas pelo coração do mercado financeiro nacional, a Faria Lima.

Os mercados regionais brasileiros acumulam dados que impressionam: dos R$ 10,9 trilhões que totalizam o PIB do Brasil, R$ 6,54 trilhões – ou seja, 60% – são dos mercados regionais. Além disso, eles representam 70% da população, 96% da área territorial do país e são destaques em diversos setores econômicos.

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande é presença confirmada no evento

Representando o Espírito Santo, além do governador, Renato Casagrande, estarão presentes Munir Abud (presidente da Cesan), Ricardo Gesse (CEO da Zurich Airport Brasil), Kaumer Chieppe (presidente do Grupo Águia Branca), Luis Cordeiro (presidente do Grupo Estel), Antonio Toledo (CEO da TimeNow), Marcelo D’Arienzo (CEO da Wine), Juan Alves (vice-presidente da Seacrest) e Fernando Cinelli (presidente da Apex).

De Santa Catarina, estão confirmados o governador, Jorginho Mello, Cleverson Siewert (secretário da Fazenda de Santa Catarina), Fabrício Oliveira (prefeito de Balneário Camboriú), Beto Martins (secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina), Marcelo Fett (secretário da Ciência e Tecnologia de Santa Catarina), Renato Lacerda, Iomani Elgemann (presidente da Associação Catarinense de Tecnologia) e Mário Aguiar (presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina).

Dentre as lideranças do Paraná, estão confirmados Francisco Soares (presidente da TMG), Alberto Araújo (presidente da Belagrícola), Alfredo Khouri Jr. (sócio da Catuaí Asset Management), Jefferson Nogaroli (chairman na CSD), Marcel Malczewski (CEO da TM3) e Maurício Daoud (diretor de Novos Negócios da EQI).

Os empresários e executivos convidados representam setores diversos, como varejo, indústria, logística, transporte, saneamento, tecnologia, petróleo & gás, agronegócio e mercado financeiro, e são responsáveis por um volume de investimentos de dezenas de bilhões de reais nos três estados.

Fatores de atração de negócios e investimentos

Analisando fatos e dados de Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina, o diretor econômico da Futura Inteligência, Orlando Caliman, afirma que alguns indicadores econômicos, fiscais e políticos trazem diferenciais comparativos para o ambiente de negócios dos três estados perante os demais do país.

Durante o evento, esses fatores de atração de negócios e investimentos serão discutidos pelos palestrantes. 

O Espírito Santo, por exemplo, é o segundo maior produtor de petróleo e gás do Brasil, tendo sua capital Vitória apontada pela ONU como a segunda melhor cidade para viver no país. É destaque nacional e internacional na produção de café, no polo minero metalúrgico e no setor de rochas ornamentais.

Santa Catarina é líder em exportações do Brasil, tendo como maior compradora a China, uma das potencialidades econômicas mundiais. O estado tem uma das economias mais diversificadas do país, com base industrial e logística. Desponta também no turismo, com o polo turístico de Camboriú.

E o Paraná, paralelo às exportações, registra o maior crescimento econômico do país, possui uma plataforma logística com ancoragem portuária e destaca-se pela produção de energia renovável. É, também, referência no agronegócio, com destaque para a produção de proteína animal, soja e milho.